Sociedade

Reabilitação da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira preservou património museológico

17 jan 2023 15:06

Recuperação do edifício custou cerca de 70 mil euros

reabilitacao-da-casa-museu-afonso-lopes-vieira-preservou-patrimonio-museologico
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, foi alvo de reabilitação pelo Município da Marinha Grande, através de uma intervenção que representou um investimento superior a 70 mil euros.
 
Segundo uma nota de imprensa, os trabalhos realizados visaram assegurar a adequada preservação material do património museológico e suprir patologias que decorreram da natural degradação dos materiais originais que constituem as fachadas, coberturas e cantarias do edifício residencial do núcleo da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.
 
Foi feita uma nova pintura global de fachadas e muros exteriores, a revisão integral do revestimento de cobertura, a limpeza de cantarias e argamassas de reconstituição, a revisão de caixilharias exteriores com exposição direta ao mar, a pintura interior, a revisão da iluminação, entre outras acções, informa ainda a autarquia.
 
A Casa-Museu, da autoria do arquitecto Raul Lino, foi oferecida, em 1902, pelo pai de Afonso Lopes Vieira como prenda de casamento, tendo sido a sua residência durante as estações mais quentes do ano.
 
Actualmente, constitui-se um espaço museológico e cultural de referência concelhia, localizado sobre o areal da praia defronte do Atlântico, no coração de S. Pedro de Moel.
 
Este imóvel com carácter excepcional é invocado por razões históricas próximas pela população residente e turística, tendo uma localização estratégica.