Sociedade

Raul Castro promete: “Em breve teremos Jardim da Almoinha”

28 jan 2016 00:00

Em resposta à petição que pede parque verde em Leiria

raul-castro-promete-em-breve-teremos-jardim-da-almoinha-2918
Maria Anabela Silva

Em resposta à petição online, criada na semana passada a pedir a concretização do Jardim da Almoinha - prometido há cerca de 20 anos - e que já foi subscrita por mais de 750 pessoas, o presidente da Câmara de Leiria diz que a iniciativa “vem tarde”, porque o município “está a trabalhar” para que a obra seja uma realidade no “curto prazo”.

“Em breve teremos o Jardim da Almoinha. Há condições para, ainda este ano, avançar com o concurso da obra”, assegura Raul Castro, adiantando que a autarquia aguarda apenas pela conclusão do projecto final, que resultará da reformulação do estudo prévio aprovado em 2005, e pela “definição” dos fundos comunitários.

Em declarações recentes, o vereador Lino Pereira explicava que a proposta inicial de jardim, da autoria do arquitecto Rui Ribeiro e do historiador Jorge Estrela, implicava “uma manutenção cara”.

Pelo que “foi decidido avançar com a sua reformulação”, apostando na criação de um parque verde, “com zona de prado com árvores, parque infantil e duas ou três edificações modelares para apoio de bar”, a estender até à ponte Euro 2004.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo