Sociedade

Quercus dá 27 bandeiras de ouro às praias da região

20 mai 2016 00:00

Este ano, serão 27 as estâncias balneares da região que vão hastear a bandeira de Qualidade de Ouro atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Praia do Pedrógão Centro é uma das galardoadas pela Quercus

Clique e descarregue a lista nacional de "praias douradas" em ANEXOS.

A novidade na edição deste ano é a distinção de três zonas baleares de Óbidos (Bom Sucesso, Rei do Cortiço e Praia d' El Rei). Sobe, assim, para 27 o número de praias do distrito distinguidas pela associação ambientalista Quercus com a classificação de “Praias com qualidade de ouro”. Um galardão que se baseia na qualidade da água.

Peniche é o concelho com mais bandeiras de ouro, num total de 11 galardões: Balear Norte, Sul e Campismo, Consolação, Consolação Norte, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão-Supertubos, Peniche de Cima, Porto da Areia Sul e São Bernardino. Segue-se Alcobaça com quatro: Água de Medeiros, Légua, Pedra de Ouro e Polvoeira.

A nível nacional, foram galardoadas 338 zonas balneares costeiras (36 interiores e 8 de transição), ou seja mais 68 do que no ano anterior. Deste total, 321 praias situam-se em Portugal continental, 41 na Região Autónoma dos Açores e 20 na Região Autónoma da Madeira.

Em comparação com 2015, perdem o galardão duas praias fluviais e três costeiras, entre as quais a de D. Ana, em Lagos, e da Leirosa, na Figueira da Foz, “uma vez que a partir deste ano, passou a ser igualmente ponderado na atribuição do galardão, a existência de eventuais atentados ambientais ou paisagísticos nas praias”, explica um comunicado da Quercus.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água das praias tem de apresentar análises com resultados de “excelente” nas cinco últimas épocas balneares. A atribuição é feita com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente - SNIRH.

O objectivo da Quercus é “realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água”.