Sociedade

Queixas por bullying no distrito aumentam nas zonas urbanas

31 out 2022 11:43

PSP de Leiria regista mais denúncias, números da GNR estabilizam

queixas-por-bullying-no-distrito-aumentam-nas-zonas-urbanas
Situações de bullying nas escolas com tendência crescente
Ricardo Graça/Arquivo

O número de denúncias por situações de bullying nas escolas da área da intervenção do Comando Distrital da PSP de Leiria tem vindo a aumentar nos últimos anos. Por ocasião do Dia Mundial do Combate ao Bullying, que se assinalou no dia 20 de Outubro, a PSP de Leiria avança que no último ano lectivo registou 95 ocorrências criminais de situações de bullying em contexto escolar, 64 das quais por agressões e 31 por injúrias e ameaças.

Em relação ao ano lectivo 2020/2021, marcado pela pandemia, as situações de bullying nos estabelecimentos de ensino foram de 82, mais 27 do que no ano anterior, tendo também subido as agressões (mais 20) e as injúrias e ameaças (mais 7).

De acordo com os dados disponibilizados pela PSP, em 2018/19, foram 73 as queixas registadas, das quais 52 por agressões e 21 por injúrias e ameaças.

Para combater o bullying e ciberbullying, o programa da PSP Escola Segura tem realizado várias acções de sensibilização grupais subordinadas à temática. No ano lectivo anterior, foram efectuadas 113 iniciativas, junto de um total de 1179 alunos. Nos últimos quatro anos, a PSP esteve envolvida em 435 acções nas escolas, subordinadas à referida temática, abrangendo 8.532 estudantes do ensino básico e secundário.

No ano lectivo anterior, o Comando Territorial de Leiria da GNR tem registo de duas ocorrências por agressões e sete por injúrias, tendo efectuado neste período 132 acções de sensibilização.

As denúncias em ambiente escolar na área da GNR têm tido uma tendência decrescente, sobretudo, no que se refere às agressões. Os dados do ano passado ficaram bem longe das 12 ocorrências denunciadas por agressões e das 11 por injúrias, registadas em 2018/2019.

No ano lectivo seguinte os números desceram para nove agressões e quatro injúrias e em 2020/2021, a GNR contabiliza duas ocorrências por agressões e três por injúrias.

Nos últimos quatro anos, esta força policial efectuou 795 acções de sensibilização junto das escolas da sua área de influência, com o objectivo de “alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objectivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas”.

“A violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas oculta a agressão sofrida, pelo que esta sensibilização é extensível aos pais, professores e funcionários, pelos sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer, nas escolas e em ambiente familiar”, salienta a GNR na resposta enviada ao JORNAL DE LEIRIA.

Prevenção
Selo Escola Sem Bullying
O Ministério da Educação, no ano lectivo 2019/20, propôs às escolas a implementação do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.
Dos 208 estabelecimentos de ensino distinguidos este ano com o selo ‘Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência’ estão 11 escolas da região. A distinção foi entregue aos Agrupamentos de Escolas da Benedita, em Alcobaça, da Nazaré, de Alvaiázere, de Ansião, da Atouguia da Baleia, em Peniche, da Batalha, de Pedrógão Grande, de Peniche, de Pombal, Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Ourém, e Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria.