Sociedade

Queima descontrolada levou à detenção de uma mulher em Leiria

9 fev 2023 13:52

Arguida de 60 anos provocou um incêndio em Colmeias

queima-descontrolada-levou-a-detencao-de-uma-mulher-em-leiria

Uma mulher de 60 anos foi detida pelos militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria do Comando Territorial da GNR por ter provocado um incêndio devido a uma queima de sobrantes sem segurança.

Segundo uma nota da GNR, na segunda-feira, a arguida foi detida em flagrante por incêndio florestal, em Colmeias, no concelho de Leiria.

Na sequência de um alerta de incêndio florestal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, tendo apurado que na sua origem esteve uma queima de sobrantes florestais autorizada, que se descontrolou devido à não adopção das medidas de segurança necessárias, informa a nota da GNR.

"O incêndio propagou-se de forma livre e descontrolada por uma área rural e consumiu uma área florestal de 2000 m2", que obrigou à intervenção dos Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Leiria, refere ainda a GNR.

A detida foi constituída arguida e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Leiria.

A GNR realça que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal. A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural "muito elevado" ou "máximo", estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

Para evitar acidentes, a GNR aconselha a que sejam seguidas as regras de segurança, estar sempre acompanhado e levar consigo o telemóvel.