Desporto

Queda livre, pára-quedas aberto e Leiria vista de pernas para o ar

5 nov 2015 00:00

Aeródromo José Ferrinho recebe saltos tandem a partir de sábado

queda-livre-para-quedas-aberto-e-leiria-vista-de-pernas-para-o-ar-2402

Já se imaginou a voar, de porta aberta, a quatro mil metros de altitude? E já pensou se terá coragem para se atirar do avião? Não sente um frio no estômago só de calcular poder estar 40 segundos em queda livre, antes de o instrutor abrir o pára-quedas?

Muito brevemente, tudo isto vai passar a ser possível em Leiria. A Fly Air Sports and Tourism – SkyDive Coimbra começa a voar a partir do Aeródromo José Ferrinho, na Gândara dos Olivais, já a partir de sábado.

Este fim-de-semana, como no primeiro de todos os meses, a região poderá ser vista das alturas. Valter Cordeiro, membro da direcção da Fly –SkyDive Coimbra, revelou ao JORNAL DE LEIRIA que as inscrições já estão abertas e que não faltam interessados em entrar no Cessna 182D Skylane e partir à aventura.

“Este é, no Mundo, o avião mais utilizado para este tipo de actividades”, salientou o responsável. Nesta aeronave poderão seguir quatro pára-quedistas e um piloto. É um veículo com 230 cavalos e que chega aos 278 quilómetros por hora em velocidade de cruzeiro.

Com todas as reticências que esta actividade coloca nos menos temerários, a verdade é que quem experimenta quer repetir, assegura Valter Cordeiro. “É muito bom ver os sorrisos nas caras quando aterram. Dizem logo que querem repetir.” No aeródromo de Leiria, pelo menos numa primeira fase, a experiência resumir-se-à ao salto tandem, ou duplo, o movimento indicado para principiantes.

Após descolar, o avião faz um voo panorâmico de cerca de 20 minutos, até ao momento do salto. Ao chegar aos quatro mil metros de altura, é altura de saltar. Descanse, não vai fazê-lo sozinho. Estará acoplado a um instrutor qualificado, que tomará em mãos o controlo total do salto.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente