Economia

Quebra no mel esconde impacto da morte das abelhas na agricultura

23 jun 2023 15:30

“Pior do que a quebra na produção de mel é a enorme mortandade de abelhas. Sem elas, não há colheitas!”

quebra-no-mel-esconde-impacto-da-morte-das-abelhas-na-agricultura
Abelha melífera ibérica (Apis mellifera iberiensis)
Foto: Wikipedia
Jacinto Silva Duro

A região de Leiria tem vindo a assistir, nos últimos anos, a uma quebra na produção de mel, mas esse problema, explicam os apicultores, está a mascarar a questão mais séria e basilar que, no extremo, poderá levar ao colapso da produção agrícola e dos ecossistemas.

“Pior do que a quebra na produção de mel é a enorme mortandade de abelhas. Sem elas, não há colheitas!”, afirma Anabela Mendes, membro da direcção da Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste.

“A maior valia económica das abelhas é a acção de polinização e o impacto que têm na agricultura. Com a sua ausência, o prejuízo não é só para os apicultores, mas para os agricultores de toda a região”, resume a responsável.

A explicação para o desaparecimento dos enxames não se prende com apenas um, mas com diversos factores.

Doenças, como o parasita varroa, os ataques de vespa asiática, os fogos que têm assolado a região e destruído a floresta autóctone e a utilização de pesticidas na agricultura, são alguns, mas as alterações climáticas também têm impacto.

As variações extremas de temperatura, períodos de seca e chuvas irregulares afectam a floração das plantas e, consequentemente, a disponibilidade de néctar, que serve de alimento para as abelhas. “O coberto vegetal é muito menos abundante do que era h

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ