Viver

Quatro mil azulejos contam a história do Reguengo do Fetal

6 mar 2023 15:47

Obra de arte pública, da autoria de Bruno Gaspar, contribui para fixar a tradição no concelho da Batalha

quatro-mil-azulejos-contam-a-historia-do-reguengo-do-fetal
Bruno Gaspar: no painel de azulejos descobre-se aquilo “que representa a aldeia”
Ricardo Graça

O culto de Nossa Senhora do Fetal está na origem da chamada procissão dos caracóis e tem raízes, segundo a lenda, no aparecimento da Virgem Maria a uma pastorinha, no século XV. A figura religiosa que o povo venera há séculos é um dos elementos etnográficos representados num novo mural, da autoria do artista plástico Bruno Gaspar. É constituído por 4 mil azulejos e resulta de um projecto iniciado há dois anos, recentemente concluído.

A obra é assinada por um filho da terra e descobre-se numa fachada lateral da Casa do Povo do Reguengo do Fetal. “Onde eu vou desde a infância”, comenta Bruno Gaspar, que cresceu na povoação de Torrinhas e se recorda de ir ao médico de família na sede de freguesia, num consultório instalado no mesmo edifício em que agora interveio.

Apesar de residir em Lisboa, e de anteriormente ter vivido no estrangeiro, é com “um certo orgulho” que dá conta do convite da direcção da Casa do Povo, que, inicialmente, até tinha em perspectiva a realização de uma pintura. “Tenho um carinho muito especial pelo Reguengo do Fetal”. A ideia original evoluiu para um painel de azulejos, em que se encontra tudo aquilo “que representa a aldeia” na sua história e tradição, explica ao JORNAL DE LEIRIA.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ