Sociedade

Quatro homens e uma mulher detidos por furtos em lares de terceira idade

11 nov 2021 14:34

Após reconhecimentos para explorar as vulnerabilidades, suspeitos furtavam os cofres com dinheiro e bens

Clique em cima para ver o vídeo do grupo em acção

Quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, foram detidos nos concelhos de Pombal e Amadora, por vários furtos em lares de terceira idade, centros de apoio social e edifícios similares.

Segundo um comunicado da Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), Unidade de Intervenção da GNR, que procedeu às detenções, no dia 8 deste mês, os crimes teriam como fim a extracção dos cofres existentes, nestes equipamentos de apoio social, "que em regra continham avultadas quantias em dinheiro e vários bens".

Segundo a GNR, o grupo realizaria reconhecimentos para explorarem as vulnerabilidades de vários lares e instituições e posteriormente, durante a noite, fazerem a intrusão nas instalações através de arrombamento ou escalamento.

"Os suspeitos encontravam-se organizados, com tarefas bem definidas na sua actuação, desde a pesquisa dos alvos, à condução dos veículos usados e ao manuseamento de ferramentas para o arrombamento."

O comunicado adianta que três dos detidos já tinham antecedentes criminais, sendo que um deles já cumprira pena de prisão por homicídio e os outros dois por furtos, burlas e detenção de arma proibida.

Foram cumpridos 12 mandados de busca, sete domiciliárias e cinco não domiciliárias, em viaturas, nos concelhos de Pombal, Coimbra, Famalicão e Póvoa do Varzim.

Material apreendido
- 4 veículos automóveis e 1 reboque;
- Cerca de 13.800 euros em numerário;
- 1 arma de fogo 6.35mm e 6 munições;
- 188 doses de folhas de canábis;
- 994 doses de haxixe;
- Diversos objetos em ouro e joalharia;
- 3 computadores portáteis;
- 16 Telemóveis
- 2 aparelhos GPS;
- 3 cofres;
- 2 carros de transporte de objectos;
- 3 Walkie-Talkies;
- 1 câmara endoscópica;
- 1 máquina fotográfica;
- Diverso material de corte e arrombamento;
- 1 escada telescópica;
- Várias cordas;
- Vestuário, várias luvas e gorros passa-montanhas;
- 3 lanternas.

A operação policial contou com a colaboração de várias Unidades da GNR, com o reforço das equipas dos Núcleos de Investigação Criminal dos Destacamentos Territoriais de Pombal, Leiria, Barcelos, Santo Tirso e Anadia e apoio da Polícia de Segurança Pública.

Aos detidos foram aplicadas as seguintes medidas de coacção: 4 detidos em prisão preventiva; 1 dos detidos com termo de identidade e residência.