Covid-19

Quase dois mil jovens com 16 e 17 anos vacinados em dois dias

19 ago 2021 09:41

Dos 2.323 agendamentos, 513 não compareceram em Leiria

quase-dois-mil-jovens-com-16-e-17-anos-vacinados-em-dois-dias

O Centro de Vacinação Covid-19 (CVC) de Leiria vacinou 1.810 jovens com 16 e 17 anos no passado fim-de- -semana. Para os dois dias estavam agendados 2.323, dos quais 513 faltaram à chamada.

Diogo Urjais, um dos enfermeiros responsáveis pelo CVC de Leiria, justifica o não comparecimento com o período de descanso dos pais. “Já estávamos à espera que alguns jovens não aparecessem, porque a primeira quinzena de Agosto é sempre um período em que as famílias estão de férias”, explica.

No entanto, segundo o também vogal do Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral, alguns desses jovens regressaram entretanto e foram vacinados durante esta semana.

Desde segunda-feira, a modalidade ‘casa aberta’ também ficou disponível para os utentes elegíveis com idade igual ou superior a 17 anos.

Diogo Urjais adianta que o processo de vacinação dos jovens é ligeiramente diferente dos adultos. Além do auto-agendamento, que qualquer um dos jovens maiores de 16 anos pode fazer sem autorização dos pais, os menores podem ser contactados pelos serviços de saúde centrais, que enviam uma mensagem escrita, não havendo aqui intervenção dos centros de saúde, como sucedeu com os maiores de 18 anos. Se por alguma razão os jovens não forem contactados e não fizerem o auto-agendamento têm ainda a possibilidade de aderir à modalidade ‘casa aberta’, deslocando-se ao CVC da sua área de residência.

O comportamento dos jovens no CVC de Leiria tem sido “irrepreensível”. O enfermeiro conta que a adesão tem sido “muito boa” e esta faixa etária tem mostrado satisfação pela vacinação. “Felizmente, em Portugal, não temos uma grande percentagem de negacionistas”, constata Diogo Urjais, ao acrescentar que, após a vacinação no local não houve registo de efeitos secundários imediatos.

No próximo fim-de-semana, será a vez dos adolescentes com idades entre os 12 e os 15 anos. A nível nacional, até às 23:59 de sábado (14 de Agosto) “foram realizados mais de 159 mil pedidos de agendamento para os dias 21, 22, 28 e 29 de Agosto”, referiu fonte da task force à Lusa.

Diogo Urjais mostra-se expectante para ver a resposta desta faixa etária nos dois próximos fins-de-semana, quer ao nível da adesão quer ao nível de qualquer efeito secundário imediato.

Ano lectivo
Vacinação completa em Setembro
A prioridade da task force é agora a vacinação dos jovens. O Governo já fez saber que pretende ter os jovens vacinados antes do início do próximo ano lectivo, cujo calendário aponta o regresso à escola para o dia 12 de Setembro.
Nesse sentido, o auto-agendamento – que é feito através do portal www.covid19.min-saude.pt – dos utentes com 18 ou mais anos está suspenso entre os dias 19 e 21, sendo retomado a partir de dia 22. Também alguns agendamentos de adultos marcados para os próximos dois fins-de-semana foram adiados, permitindo, assim, vacinar o maior número de menores.
Segundo a agência Lusa, o calendário já divulgado pela task force, aponta que as segundas doses sejam administradas nos fins-de-semana de 11 e 12, e 18 e 19 de Setembro.
De acordo com o relatório semanal de vacinação da Direcção-Geral da Saúde, mais de 6,7 milhões de pessoas (66%) residentes em Portugal completaram a vacinação contra a Covid-19 e 7,79 milhões (76%) tomaram pelo menos uma dose de vacina.