Sociedade

Quase 2 milhões de plantas instaladas no Pinhal de Leiria e deputados do PSD querem saber de onde vieram

29 mar 2021 18:32

Perguntas dirigidas ao ministro do Ambiente, sobre a recuperação da Mata Nacional de Leiria, indagam também sobre a criação do portal electrónico previsto na Lei do Orçamento do Estado para 2021

quase-2-milhoes-de-plantas-instaladas-no-pinhal-de-leiria-e-deputados-do-psd-querem-saber-de-onde-vieram
Ministro do Ambiente na visita ao Pinhal de Leiria com jornalistas em 30 de Dezembro último
Ricardo Graça

A deputada do PSD à Assembleia da República, Margarida Balseiro Lopes, que é natural do concelho da Marinha Grande, divulgou hoje novas perguntas dos deputados sociais-democratas sobre a recuperação da Mata Nacional de Leiria, dirigidas ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em que indagam, nomeadamente, sobre a proveniência das plantas que estão a ser utilizadas nas acções de rearborização do chamado Pinhal do Rei.

“Superando o número de plantas instaladas os 1.972.500 indivíduos, que percentagem é proveniente da Mata Nacional de Leiria?”, questionam os deputados do PSD. “Qual é a proveniência das plantas?”

“Sendo público que a proveniência das plantas instaladas desde os incêndios de Outubro de 2017 não tem origem exclusiva na Mata Nacional de Leiria, importava apurar a sua proveniência na medida em que as informações prestadas pelo ICNF sobre esta matéria não têm sido cabalmente esclarecedoras”, lê-se no texto partilhado por Margarida Balseiro Lopes.

Os sociais-democratas querem também respostas acerca dos 5 milhões de euros inscritos na Lei do Orçamento do Estado para 2021 e perguntam “de que forma está calendarizada e planeada a sua execução”.

Por outro lado, consideram “evidente o mau estado das estradas da Mata Nacional de Leiria" e avançam: “Para quando a intervenção na sua requalificação?”

Também na Lei do Orçamento do Estado para 2021, está previsto o lançamento público de um portal electrónico de acesso geral para divulgação da informação sobre o prosseguimento das acções de recuperação da Mata Nacional de Leiria, cuja disponibilização o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas anunciou para 21 de Março, num artigo de imprensa recente. Os deputados do PSD questionam: “Quando será efectivamente lançado o referido portal?”

“É fundamental que o Governo e o ICNF prestem contas do trabalho realizado na Mata Nacional de Leiria”, justificam os sociais-democratas. “Na ausência de respostas às perguntas efectuadas ao Governo no dia 10 de Fevereiro, os deputados do PSD pedem respostas e avançam com novas perguntas sobre a recuperação da Mata Nacional de Leiria”.