Sociedade

Quase 10 mil pessoas inscritas no distrito para o voto antecipado

15 jan 2021 19:12

Nestas eleições presidenciais haverá mesas para a votação antecipada em todos os concelhos do distrito. Em Leiria, capital de distrito, funcionarão no auditório do Mercado de Sant'Ana.

quase-10-mil-pessoas-inscritas-no-distrito-para-o-voto-antecipado
Voto antecipado decorrerá este domingo, dia 17
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

No distrito de Leiria inscreveram-se 9.910 pessoas para o voto antecipado às eleições presidenciais. A votação decorrerá este domingo, dia 17, com uma novidade: haverá secções em todos os concelhos.

De acordo com dados facultados pelo Ministério da Administração Interna, Leiria é o município do distrito com maior número de inscritos para o voto antecipado: 3.338, sendo que destes 2.247 residem e estão recenseados no concelho.

Nos outros concelhos o número de inscrições é o seguinte: Caldas da Rainha (1.800), Marinha Grande (882), Alcobaça (724), Peniche (691), Pombal (580), Porto de Mós (338), Óbidos (268), Batalha (263), Nazaré (250), Bombarral (234), Figueiró dos Vinhos (155), Ansião (147), Alvaiázere (89), Castanheira de Pera (77) e Pedrógão Grande (68). Em Ourém, concelho do distrito de Santarém, inscreveram-se 625 pessoas.

O prazo para a inscrição para o voto antecipado terminou às 23:59 horas de ontem, 14 de Janeiro. Em todo o País, estão inscritos 246.880 eleitores para votar no próximo domingo.

Este ano, o voto antecipado foi alargado a todos os municípios do continente e das Regiões Autónomas, aumentando de 29 para 386 as mesas de voto.

As recomendações da Direcção-Geral de Saúde para o voto antecipado são as mesma que se aplicam ao sufrágio no dia 24. Os eleitores devem usar máscara e levar consigo uma caneta, assim como álcool-gel para desinfecção das mãos. No entanto, estarão também disponíveis nas mesas de voto canetas e solução alcoólica. Na fila de espera, recomenda-se o respeito pela distância de segurança.

Até domingo, decorre o para para a inscrição de voto nos lares de idosos e para quem está em confinamento obrigatório. O pedido pode ser feito online, através do site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt, e a votação decorrerá nos dias 19 e 20 de Janeiro, nas instituições ou nos domicílios de quem está confinado. A recolha dos votos estará a cargo de equipas criadas pela Câmara Municipal para o efeito, que têm de cumprir uma série de regras sanitárias.

Quem ficar infectado depois do fim do prazo de inscrição, já não pode exercer o direito de voto.