Viver

Quando o amor regressa ao Pinhal do Rei, isso é um filme indiano

6 abr 2017 00:00

Gravações trouxeram Sandalwood a Leiria durante 10 dias.

quando-o-amor-regressa-ao-pinhal-do-rei-isso-e-um-filme-indiano-6230

Há uma história de amor, como em (quase) todos os filmes indianos. A protagonista muda-se para uma cidade europeia e o herói persegue-a, acabando, na hora da verdade, por salvar a mulher amada das garras dos malfeitores. E se a produção de nome impronunciável tem origem lá longe, parte das filmagens decorreram aqui bem perto, na zona de Leiria, com cenas no castelo e no centro histórico da cidade, no Pinhal do Rei e no hotel das termas de Monte Real.

Em Satyaharishchandra, do realizador Dayal Padmanabhan, que deverá estrear ainda em 2017, vive-se a doçura do romance, a adrenalina da acção e o tempero da comédia, tudo embalado por aquele jeitinho musical que também é típico do cinema de Sandalwood, com sede em Bangalore e falado em kannada – não confundir com Bollywood, a indústria da capital Mumbai (antiga Bombaim) que dá preferência à língua hindi.

Ao todo, 10 dias de estadia para uma equipa de quase 40 pessoas alojada no hotel Evenia, em Monte Real, até ao último domingo, 2 de Abril, a maioria de nacionalidade indiana, com qualquer coisa como 15 a 20 mil euros a entrarem directamente na economia local, pelas contas de Eurico Moleirinho, da produtora All Around Globe, com sede na Índia e escritório em Lisboa, entre outros países, que desde 2013 já trouxe seis filmes indianos para Portugal. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.