Sociedade
Qualidade da água dos rios Lis e Lena melhora, mas há pontos com níveis altos de contaminação
Monitorização feita, em três anos, pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria em 15 pontos, desde a nascente aos campos do Lis e no troço citadino do rio Lena
A qualidade da água dos rios Lis e Lena nos troços que atravessam o concelho de Leiria, melhorou nos últimos três anos, mas ainda há pontos críticos, com valores elevados de contaminação pelas bactérias e-coli e enterecocos (referentes a bactérias intestinais). Esta é a conclusão da monitorização feita pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria em 15 pontos, desde a nascente aos campos do Lis e no troço citadino do rio Lena, com um total de 23 colheitas em cada um dos locais.
Entre os pontos críticos identificados no relatório das análises, apresentado na última reunião de câmara e no Conselho Municipal do Ambiente, está a confluência dos dois rios, na zona da Ponte das Mestras, bem como os dois pontos de monitorização do rio Lena junto a Porto Moniz (um no Parque Verde e outro a montante).
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.