Sociedade

PSP trava aceleras em operação contra ajuntamento ilícito em Leiria que fiscalizou 2.500 pessoas

4 jul 2020 14:39

Drifts na Zona Industrial da Barosa, na última noite, resultaram em detenções e carros apreendidos

psp-trava-aceleras-em-operacao-contra-ajuntamento-ilicito-em-leiria-que-fiscalizou-2500-pessoas
Cerca de 1200 viaturas controladas numa acção que envolveu acima de 100 polícias
DR

São “ajuntamentos ilícitos” que, “por hábito”, vinham acontecendo na Zona Industrial da Barosa, em Leiria, onde aficionados e curiosos se encontram para acelerar, exibir piões e outras habilidades ao volante ou simplesmente observar, refere a Polícia de Segurança Pública. E que envolvem “viaturas alteradas”. Na última noite, a PSP fiscalizou ali mais de 2.500 pessoas.

Com objectivos previamente definidos, uma operação que as autoridades classificam “de grande envergadura” decorreu de sexta-feira para sábado, 3 para 4 de Julho, com o nome de código “Drift”.

Resultado: três detenções e 42 carros apreendidos, entre outras consequências relacionadas com infracções à lei, incluindo a violação de normas em vigor no contexto da pandemia de Covid-19.

A operação “Drift”, com mais de 100 polícias envolvidos, teve como propósito, segundo a PSP, “a fiscalização massiva de viaturas alteradas, seus ocupantes e demais ajuntamentos ilícitos que, já por hábito, vinham sendo praticados na Zona Industrial da Barosa”, entre Leiria e Marinha Grande.

Culminou na fiscalização de aproximadamente 1.200 viaturas e mais de 2.500 cidadãos. A maioria, garantem as autoridades, envolvidas como participantes ou espectadores.

Drift ou drifting é uma técnica de condução que consiste em girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em direcção oposta à curva.

Além de três detenções por falta de habilitação legal para conduzir e 42 carros apreendidos por alteração de características, há registo de 22 autos por outras infracções relativas ao Código da Estrada e também consumo de estupefacientes.

A PSP comunica, ainda, 26 autos por infracções às normas estabelecidas na Resolução de Conselho de Ministros n.º 51-A/2020, relativas à pandemia Covid-19.

Foram empenhados meios do Comando Distrital de Leiria, Santarém, Coimbra e Unidade Especial de Polícia, nas valências de trânsito, investigação criminal e ordem pública, em colaboração com elementos do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes.