Sociedade

PSP recebeu mais sete queixas contra falsos GNR

2 nov 2022 18:00

Casal foi detido, na semana passada, em Leiria, em flagrante delito. Usavam falsa identidade para praticar burlas. 

psp-recebeu-mais-sete-queixas-contra-falsos-gnr
Em casa dos suspeitos foram aprendidas "um vasto leque" de fardas da GNR e equipamento usado por forças policiais
Maria Anabela Silva

A PSP de Leiria recebeu, na última semana, mais sete queixas envolvendo o casal que se fazia passar por elementos da GNR, bombeiros e técnicos do INEN, para praticar burlas. Os suspeitos foram detidos no passado dia 24, em flagrante delito.

De acordo com informação disponibilizada ao JORNAL DE LEIRIA pelo comando distrital da PSP, a maioria das queixas apresentadas nos últimos dias referem-se “a peditórios onde os detidos envergavam fardamento de instituições de emergência e socorro”. 

O casal, um homem de 34 anos e a companheira de 38 anos, sem profissão, foi detido quando tratava da “celebração de contrato relativo a uma habitação”. Os suspeitos “fizeram-se valer da condição de oficial da GNR”, exibindo carteiras profissionais falsificadas, com o intuito de “tirar proveito” dessa condição.

Após o flagrante delito, foram efectuadas buscas à viatura e à residência do casal, localizada na Benedita, no concelho de Alcobaça, onde foi encontrado “um vasto leque” de fardamento da GNR e equipamento usado pelas forças de segurança. 

No decorrer da operação, denominada Face Dupla, foram apreendidas fardas da GNR e de bombeiros, divisas, insígnias, bastões, algemas, coldres, rádios emissores e receptores, 'pirilampo' para sinalizar viaturas policiais em marcha de urgência, uma reprodução de uma pistola, e equipamento afecto ao INEM, duas molduras com fotografias do homem fardado de militar da GNR, e uma espingarda.