Sociedade

PSD questiona ministro da Saúde por falta de médicos em Caldas da Rainha

29 dez 2022 14:39

Falta de médicos tem vindo a prejudicar a população

psd-questiona-ministro-da-saude-por-falta-de-medicos-em-caldas-da-rainha
PSD alerta para impacto da falta de médicos
Ricardo Graça/Arquivo

Os deputados de Leiria eleitos pelo PSD na Assembleia da República enviaram uma pergunta ao ministro da Saúde a questionarem sobre a falta de médicos em Caldas da Rainha.

“Ao longo dos tempos têm sido várias as unidade de saúde em diferentes freguesias do concelho das Caldas da Rainha que têm tido dificuldades em garantir os serviços mínimos aos utentes. Como o caso dos polos dos Rostos e de Santa Catarina, na Unidade de Cuidados Saúde Personalizado (UCSP) de Caldas da Rainha, e no polo de Alvorninha, da UCSP Pelicano Real”, refere o documento subscrito pelos sociais-democratas.

Segundo os deputados, “a falta de médicos tem vindo a prejudicar a população, que é fustigada pela insuficiência e incompetência dos serviços do Estado”.

“Os respectivos presidentes de junta, numa tentativa de apoiar a garantia da manutenção do serviço às suas populações, têm desenvolvido todos os esforços para encontrarem profissionais disponíveis para exercer as referidas funções. No entanto, para tal será necessária a autorização por parte do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte e da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo para começar a trabalhar com base em acordo a estabelecer entre o Ministério da Saúde e uma instituição particular de solidariedade social”, lê-se na pergunta enviada à Assembleia da República.

Nesse sentido, os deputados perguntam ao ministro da saúde se vai “dar instruções para que em nome da razoabilidade seja resolvida esta questão de forma célere” e se sabe o “número de médicos em falta por unidade, extensão ou centro de saúde no concelho de Caldas da Rainha”, solicitando ainda esta listagem.

Os deputados pretendem ainda saber se o ministério “equaciona reestruturar os modelos de gestão das unidades de saúde das Caldas da Rainha? Se sim quais os modelos a adoptar?