Saúde

PSD preocupado com 20 mil consultas por realizar no hospital de Leiria

23 fev 2021 21:19

Relativamente às cirurgias, a estimativa é que cerca de 2.600 cirurgias tenham sido suspensas, por causa da Covid-19

psd-preocupado-com-20-mil-consultas-por-realizar-no-hospital-de-leiria
Deputados do PSD reuniram com administração do CHL
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

 Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria anunciaram hoje a preocupação com as 20 mil consultas que estão por realizar face à Covid-19, após uma reunião com a administração do Centro Hospitalar de Leiria.

Os deputados adiantaram, numa nota de imprensa, “com milhares de consultas e cirurgias ainda por realizar, 20 mil consultas no caso do Centro Hospitalar de Leiria, a aposta na contratualização com privados e terceiro setor ajudou a mitigar alguns destes impactos”.

Os deputados também ficaram preocupados com o “elevado número de profissionais de saúde” que ainda não foram vacinados contra a Covid-19.

Contactado pela agência Lusa, o conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) estima que se “deixaram de realizar, até 31 de janeiro de 2021, cerca de 19.500 consultas devido à pandemia”.

Relativamente às cirurgias, no mesmo período, a estimativa é que cerca de 2.600 cirurgias tenham sido suspensas, acrescenta o conselho de administração em resposta escrita.

Segundo o CHL, parte das cirurgias e das consultas “já foram recuperadas”.

O CHL precisa ainda que “dos profissionais que manifestaram interesse em ser vacinados, faltam vacinar cerca de 750 profissionais (incluindo prestadores de serviço)”.

Entre este número encontram-se cerca de 200 profissionais, que estiveram infetados com Covid-19.

“A principal razão de ainda não terem sido vacinados deve-se ao facto de o CHL não ter recebido o número suficiente de vacinas”, justifica ainda o centro hospitalar, que integra os hospitais de Santo André, em Leiria, Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, e Distrital de Pombal.

No CHL já foram vacinados cerca de 1.630 profissionais (incluindo prestadores de serviço), dos quais cerca de 1.550 profissionais já têm a vacinação completa (duas doses), refere ainda o conselho de administração.

Neste momento, pertencem aos quadros do CHL cerca de 2.320 profissionais, dos quais 425 médicos, 927 enfermeiros, 148 técnicos de diagnóstico e terapêutica, e 570 assistentes operacionais, informa ainda.

Na referida nota de imprensa, os deputados justificam a reunião, que decorreu esta segunda-feira, com o objectivo de ser feito “um balanço da actividade hospitalar Covid e não Covid” e para “enaltecer o trabalho extraordinário realizado pelos profissionais de saúde ao longo dos últimos meses”.

“Há ainda a destacar o facto de no próximo mês de Março se prever a abertura de uma unidade de cuidados paliativos em Alcobaça, a primeira unidade do distrito de Leiria. Recorde-se que esta foi uma das bandeiras do PSD na última campanha eleitoral para as eleições legislativas em 2019”, rematam os deputados na mesma nota de imprensa.