Sociedade

PSD de Leiria quer substituição do novo pavimento do Polis

27 fev 2021 19:19

Questões ambientais e de segurança estão na base do pedido da Comissão Política

psd-de-leiria-quer-substituicao-do-novo-pavimento-do-polis
Novo pavimento do Polis tem sido motivo de polémica
Ricardo Graça

A Comissão Política do PSD de Leiria está “desagradada” com a colocação de um pavimento betuminoso no percurso Polis e pede a “substituição por um pavimento ambientalmente mais adequado”.

“Sendo a estética uma questão discutível, outras questões não podem passar ao lado dos leirienses e de quem nos pretende visitar. Desde logo a questão da segurança”, explica, em comunicado, apíos a reunião deste sábado.

Após uma visita às obras, considera a largura da via “manifestamente diminuta para a coexistência segura de velocípedes e peões”.

“Não será possível circular em segurança em todo o circuito mantendo uma divisão em ciclovia de dois sentidos e faixa de circulação de peões. Sendo um espaço destinado à fruição em família, torna-se natural a circulação de pessoas lado a lado, que será difícil ocorrer sem uma ocupação parcial da ciclovia.”

Ora, tendo em conta que o novo piso “é propício a velocidades elevadas, facilmente superiores a 30 km/h, o potencial para acidentes torna-se elevado”.

O “impacto ambiental que poderá ter no rio” é outra das preocupações. “A diminuição da capacidade de drenagem do piso vai implicar que haja mais arrastamento de poluentes químicos para o seu leito”, considera.

Por fim, enfatiza “a dificuldade na utilização do pavimento por peões nos dias mais quentes do ano”, pois o pavimento betuminoso “é conhecido por atingir temperaturas muito elevadas”.