Sociedade

PSD de Leiria classifica declarações de ministro da Administração Interna como "falta de respeito" para o distrito

16 ago 2022 11:03

Sociais-democratas discordam que tenha havido "evolução muito positiva", desde 2017, no combate aos incêndios

psd-de-leiria-classifica-declaracoes-de-ministro-da-administracao-interna-como-falta-de-respeito-para-o-distrito
O ministro esteve no domingo na Batalha
Daniela Franco Sousa

"Uma total falta de respeito" foi assim que a Comissão Política Distrital do PSD considerou as declarações proferidas pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na Batalha, que afirmou que, desde 2017, houve uma “evolução muito positiva” no combate aos incêndios.

“Todos os especialistas reconhecem que, desde 2017, houve uma evolução muito positiva em três domínios: no conhecimento; na coordenação e na cooperação entre todos os actores que integram o dispositivo nacional de protecção civil; e os meios”, defendeu o José Luís Carneiro, no Dia do Município da Batalha, referindo que “há hoje mais meios humanos, materiais e mais recursos financeiros”.

A prova disso mesmo, acrescentou, “está nos resultados”. O ministro referiu que “mais de 90% dos incêndios em 2022 são dominados até aos 90 minutos” e que “cerca de 90% dos incêndios não queimam mais de 1 hectare”.

Em comunicado, os sociais-democratas referem que estas declarações “além de revelarem uma total desfaçatez do ministro perante os trágicos incêndios que assolaram a região da Serra da Estrela nas últimas semanas, são, sobretudo, uma total falta de respeito para com as populações de Alvaiázere, Ansião, Pombal e Leiria, que em Julho viram as chamas a consumir as suas propriedades", pois foi "evidente a falta de meios” e “as falhas do SIRESP, falhas essas que o ministro nega”, optando por insinuar que os utilizadores, designadamente os Bombeiros, carecem de mais formação".

O PSD de Leiria considera ainda as “supostas estatísticas que o ministro mencionou” “provocatórias e ofensivas para todos aqueles que viram deflagrar os incêndios durante dias e até semanas”, o que “revelou uma total insensibilidade do ministro”.

A Comissão Política Distrital do PSD de Leiria afirma também que “se fosse verdade o que o ministro diz relativamente ao suposto reforço dos meios de combate, não teria havido necessidade do Conselho de Ministros aprovar apressadamente esta semana a compra de veículos de combate a incêndios, numa clara demonstração de incompetência, falta de organização e planeamento”.

“Anunciar a compra de veículos de combate a incêndios em pleno mês Agosto é só para ‘atirar areia para os olhos dos portugueses’, já que a adjudicação desses veículos só acontecerá nos meses em que não serão necessários”, salienta a nota de imprensa.

Para o PSD, o ministro “deveria ter maior sensibilidade ao vir a Leiria falar dos incêndios de 2017”, pois “volvidos cinco anos o Governo foi incapaz de implementar medidas de reorganização do território ou de ordenamento florestal que mitigassem e procurassem evitar o cenário de 2017”.