Viver

Próxima estação: o admirável mundo novo da rádio online

23 jan 2017 00:00

Chamem-se podcasts ou mixtapes, hoje os programas de autor são na sua maioria produzidos por amadores, a partir de casa.

proxima-estacao-o-admiravel-mundo-novo-da-radio-online-5762

Basta um computador com ligação à internet e temos um estúdio pronto a emitir. Não só o vídeo não calou a magia da rádio como as plataformas digitais estão a popularizar os programas de autor – a maioria produzidos por amadores, a partir de casa.

Em Leiria também. Gerações inteiras que cresceram a copiar cassetes para oferecer às amigas, ou amigos, têm agora a oportunidade de partilhar o gosto pessoal com o mundo. E criar uma audiência. Tão simples como dominar os rudimentos do software de edição, ligar o microfone e gravar.

E porque não? As vantagens do digital explicam-se a si mesmas: espaço ilimitado, custos próximos do zero, disponibilidade imediata. A maioria mimetiza o programa de autor típico das ondas hertzianas, de que António Sérgio e o Som da Frente são, provavelmente, o melhor exemplo em Portugal. Mas há de tudo – do registo talk show aos podcasts, das conversas com música às playlists mais ou menos urgentes e mixtapes mais ou menos originais (calma, este artigo traz glossário).

Neste imenso caldeirão, "há muita gente da indústria, músicos ou dj's, e muitos amantes de música, que estão no olho do furacão e lançam cá para fora novidades", diz o autor de É Quinta-Feira Foge Comigo, Pedro Miguel. "Neste momento, em plataformas como o Mixcloud, se perdermos um pouco de tempo, podemos tropeçar em autênticas pérolas em estado bruto. Um verdadeiro el dorado por descobrir", acrescenta. Mixcloud, um serviço de streaming baseado no Reino Unido, que soma mais de 1 milhão de contribuidores, responsáveis por mais de 10 milhões de conteúdos.

Outro programa feito em Leiria é o Frequência Cardíaca, de João Pedrosa, que integra a grelha do blogue Walkman Radio. O colaborador da editora Omnichord Records confirma que algumas das novidades mais entusiasmantes em todo o espectro do rock à electrónica circulam com total liberdade através de podcasts e formatos similares, que procuram antecipar tendências. "Na rádio os programas de autor estão a desaparecer" e a internet "veio colmatar essa ausência", afirma.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.