Sociedade

Prospecção de minério no Louriçal preocupa população

31 mar 2022 11:02

Autarquia diz que está a acompanhar o processo

prospeccao-de-minerio-no-lourical-preocupa-populacao
Vão ser feitas 15 sondagens em busca do minério “Tripoli"
DR
Jacinto Silva Duro

A prospecção de minério a nascente de Casal da Rola, na freguesia do Louriçal e concelho de Pombal, está a preocupar alguns moradores que, nas redes sociais, estão a apelar para que a população conteste a operação através de um abaixo-assinado cujo destino é a Direcção-Geral de Energia e Geologia e a Câmara de Pombal.

A vereadora da oposição Odete Alves (PS) levou o tema à última reunião do executivo municipal. “Fala-se de outros minerais e é preciso explicar à população que é uma prospecção, para não haver contra-informação. Não é uma questão de criar alarme, mas esclarecimento”, disse.

Segundo o vereador do Ordenamento do Território, as 15 sondagens estão a ser feitas longe das habitações, ao abrigo de um processo que “já transitou”, foi aprovado pelo anterior executivo camarário, estando a ser acompanhado pela Junta de Freguesia local. Pedro Navega assegurou que não se trata de uma prospecção de lítio e admite que pode crescer “uma onda de contestação a partir da acção de algumas pessoas nas redes sociais”.

“É uma prospecção, não é um licenciamento de exploração para a zona. Obviamente, caso a operação tenha resultados positivos, deverá avançar para licenciamento e salvaguarda das estruturas residenciais que existem à volta”, “da população e do seu recato”.

No grupo público de Facebook Louriçal Terra dos Dois Temperos, Catarina Soares, refere que, após análise do processo submetido pela empresa espanhola Clariant Ibérica Producción SA, na plataforma Participa.pt, esta está interessada em pesquisar e perfurar toda a “floresta norte do Casal da Rola, conhecida por Charneca, em plena Reserva Ecológica Nacional”.

A mesma empresa tem em aberto, no portal Participa.pt, um pedido de atribuição de direitos de prospecção e pesquisa em Casais do Porto, na mesma freguesia e a cerca de dois quilómetros de Casal da Rola, onde se refere que o mineral pretendido são depósitos de sílica cristalina “Tripoli”, utilizada na indústria do plástico. Até 26 de Abril, os interessados podem contestar no mesmo portal a actividade de prospecção em Casal da Rola.

O vereador Pedro Navega afirmou à oposição que a autarquia está a estudar a possibilidade de fazer esclarecimentos públicos, se tal for necessário.