Saúde

Projecto Hospital do Domicílio Sénior chega ao Oeste

14 dez 2025 09:00

Resposta para pessoas em lares a partir do próximo ano

projecto-hospital-do-domicilio-senior-chega-ao-oeste

O projecto Hospital no Domicílio Sénior, uma iniciativa conjunta da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) e do Centro Distrital de Leiria da Segurança
Social, entra em funcionamento a partir do dia 2 de Janeiro, nos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral, Óbidos e Peniche. 

Este novo modelo de resposta pretende levar cuidados hospitalares a utentes residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), "garantindo maior proximidade, conforto e segurança".

Segundo informação da Segurança Social, no ano passado, a USL do Oeste recebeu 2.010 idosos das respostas sociais no serviço de urgência da ULS do Oeste, que não necessitavam de cuidados urgentes.

Nos quatro concelhos estão identificados um total de 3.900 utentes, distribuídos por 68 estabelecimentos, entre ERPIS, Instituições Particulares de Solidariedade Social e respostas privadas.

O projecto, que já foi adoptado pela ULS de Leiria e que tem conseguido diminuir o número de urgências de utentes das ERPI, arranca, para já, em quatro concelhos do Oeste, abrangendo nesta primeira fase, 210 utentes de ERPI. O objectivo é alargar a mais territórios abrangidos pela ULS Oeste.

Desenvolvido em parceria pela Segurança Social de Leiria, a etapa inicial integra dois eixos essenciais: formação e capacitação dos profissionais das ERPI, permitindo uma melhor identificação, monitorização e acompanhamento das necessidades de saúde dos residentes e criação de uma linha telefónica de suporte assistencial, disponível para orientar e agilizar a resposta aos cuidados de saúde necessários, informa uma nota da ULS do Oeste.

Através de uma linha directa, para onde os responsáveis das ERPI podem ligar, a ULS do Oeste disponibiliza resposta imediata e adequada à situação do utente, que poderá envolver o acompanhamento no local, com apoio das equipas domiciliárias, ou, em situações de maior necessidade, o encaminhamento para transporte e observação no serviço de urgência.

"Haverá ainda uma forte componente de articulação entre os serviços de saúde e as ERPI, promovendo uma resposta mais integrada e eficaz aos utentes, reduzindo deslocações desnecessárias, evitando episódios de urgência e reforçando a continuidade de cuidados em ambiente familiar e seguro", refere a nota.

Com esta iniciativa, a ULS do Oeste e a Segurança Social reforçam o compromisso com uma abordagem mais humanizada, inovadora e adaptada ao envelhecimento da população, garantindo cuidados diferenciados onde eles são mais necessários.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã,