Saúde

Projecto do Politécnico de Leiria é finalista dos Prémios Viver Saudável

21 out 2022 11:52

Desenvolvido por docentes e investigadoras do Instituto Politécnico de Leiria, o Veggies4myHeart é um jogo digital que pretende promover a ingestão de hortícolas junto dos mais novos.

projecto-do-politecnico-de-leiria-e-finalista-dos-premios-viver-saudavel
Aos quatro anos, apenas 45% das crianças consome hortícolas no prato, ou seja, além das que ingerem na sopa
DR

Desenvolvido pelo Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) do Politécnico de Leiria, o projecto Veggies4myHeart é finalista dos Prémios Viver Saudável 2022, cujos vencedores serão anunciados no dia 25 de Novembro.

O Veggies4myHeart é um jogo digital que pretende fomentar a literacia em crianças de idade pré-escolar (entre os três e os seis anos) e a promoção do consumo de hortícolas. O objecto passa pela prevenção de doenças cardiovasculares, “partindo da premissa de que o recurso a estratégias de pedagogia digitais capacita as crianças em idade pré-escolar a adorar hábitos de alimentação saudáveis”.

Lançado em 2018 nas pré-escolas da rede pública de Leiria, o projecto tem como coordenadora Cátia Pontes, nutricionista e professora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei). Reuniu agora o maior número de votos do júri dos Prémios Viver Saudável 2022 na categoria Projecto do Ano “Nutrição Comunitária e Saúde Pública”.