Sociedade

Projecto de mitigação de catástrofes vence Orçamento Participativo do Município de Ansião

25 jun 2021 16:08

Anunciado o vencedor da edição de 2021

projecto-de-mitigacao-de-catastrofes-vence-orcamento-participativo-do-municipio-de-ansiao
Equipamentos irão melhorar operação da Protecção Civil do concelho de Ansião
Ricardo Graça/Arquivo

A proposta vencedora do Orçamento Participativo do Município de Ansião, 2021, foi “Mitigação de Catástrofes V2”.

A candidatura, apresentada por Luís Carlos de Jesus Rosa, recebeu 222 votos e visa melhorar a prestação de socorro a pessoas, animais e bens, dotando o Serviço Municipal de Protecção Civil de equipamentos para actuação em cenários de catástrofe, em situações como a seca extrema, inundações, grandes incêndios, resgate em grutas, fossas e silos industriais, situações de vítimas soterradas ou desaparecidas ou acidentes com matérias perigosas.

O custo de implantação do projecto ronda os 35 mil euros, para aquisição de bombas flutuantes de grande capacidade, de um carregador de garrafas de ar comprimido, detectores de atmosferas perigosas, extrator de gases, câmara de infravermelhos, martelo elcétrico, escadas telescópicas, rádios portáteis de banda VHF, fatos de neoprene e cabos de regaste. 

À votação apresentaram-se mais cinco projectos. 

O “Pumptrack Avelar”, com 124 votos, que consistia numa pista radical modular na freguesia de Avelar, o "Espaço Desportos Natureza Ansião”, com 40 votos, promotor da prática desportiva na Serra da Portela; o “Centrocycling Ansião”, com 34 votos, com o intuito de fomentar a utilização da bicicleta no âmbito do ciclismo de recreio e do turismo activo; o “Lazer. Natureza. Aventura”, com 25 votos, que pretendia melhorar o centro de actividades temático da Mata Municipal de Ansião; e o “Comunidade Informada, Comunidade Segura!”, com 9 votos, que visava assegurar um meio de comunicação entre a protecção civil municipal e a sociedade civil em contexto de catástrofe ou grave ocorrência.