Viver

Programação especial no Banco das Artes em dia de aniversário

17 jan 2023 09:34

Os 94 anos do edifício Banco de Portugal em Leiria são assinalados hoje

programacao-especial-no-banco-das-artes-em-dia-de-aniversario
Desde 2019, foi adoptado o nome institucional BAG – Banco das Artes Galeria
CML

A conversa “Eu não sou ela – O papel da mulher/mãe representado nas media arts”, com Eunice Gonçalves Duarte e Orlando Franco, sobre a exposição visitável na Project Room, assinala hoje, com início às 16:30 horas, o 94.º aniversário do edifício Banco de Portugal em Leiria, actualmente BAG – Banco das Artes Galeria.

A programação especial a decorrer nesta terça-feira, 17 de Janeiro, inclui, também, uma oficina para alunos do ensino secundário e uma visita guiada pelo artista Luiz Martins à exposição Quase uma Vida.

O edifício Banco de Portugal, com gestão municipal, recebeu em 2019 o nome BAG – Banco das Artes Galeria e alberga exposições e eventos de arte contemporânea.

As celebrações do 94.º aniversário iniciam-se com a oficina destinada aos alunos do ensino secundário “Para além do TikTok: contar histórias com o telemóvel”, que introduz a utilização de telemóvel como ferramenta para a criação artística de cinema expandido. Os participantes são convidados a realizar um pequeno filme.

Pelas 16:30 horas, a conversa “Eu não sou ela”, com Eunice Gonçalves Duarte e Orlando Franco, parte de “uma viagem ao universo das oldmedia, que coloca em destaque a imagem da mulher-mãe através de uma narrativa visual, contada em vários ecrãs de diferentes tipologias”, confronto que “leva a um questionamento da maternidade enquanto círculo que encerra as mulheres nos mesmos gestos, nas mesmas tarefas, exigindo-lhes até o mesmo comportamento, apesar de separadas em décadas”, lê-se na nota de divulgação.

Às 18 horas, começa a visita dirigida à exposição Quase uma Vida, pelo artista Luiz Martins. A exposição, com curadoria de Maria de Fátima Lambert, está inserida nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil. Propõe um encontro com cerca de 50 obras, representadas por técnicas artísticas mistas de pintura, escultura, desenho, vídeos e instalações.