Conteúdo Comercial

Programa Limpa e Aduba uma iniciativa da BIOND – Associação das bioindústrias de base florestal, que visa apoiar os produtores florestais de eucalipto na adopção de boas práticas florestais

18 out 2023 10:00

Veja como candidatar-se

programa-limpa-e-aduba-uma-iniciativa-da-biond-associacao-das-bioindustrias-de-base-florestal-que-visa-apoiar-os-produtores-florestais-de-eucalipto-na-adopcao-de-boas-praticas-florestais
Programa Limpa e aduba
DR

Os apoios concedidos aos produtores florestais consistem na oferta de adubo para eucaliptos e de um apoio financeiro ao serviço de adubação, cabendo aos produtores efetuar o controlo dos matos e a seleção de varas, caso necessário.

Complementarmente, o PLA também presta aconselhamento técnico para que as limpezas e adubações sejam eficientes e produzam os efeitos desejados: redução do risco de incêndio, aumento da produtividade florestal, aumento da rentabilidade dos proprietários e, em suma, contribuir para a sustentabilidade da produção florestal.

Para beneficiar do PLA os produtores florestais inscrevem os seus eucaliptais junto de Entidades Parceiras do Programa, as quais são sobretudo associações ou empresas florestais, grupos de certificação florestal, e prestadores de serviços florestais.

Limpeza de eucaliptal

Depois, um técnico florestal da Biond visita as parcelas para validação dos requisitos para adubação e para verificação da necessidade de controlo de matos ou seleção de varas.

O adubo é posteriormente entregue em armazéns regionais onde os beneficiários irão levantar o adubo que lhes tenha sido atribuído.

Além dos objetivos da diminuição do risco de incêndio e da melhoria da produtividade florestal, o Programa pretende promover a certificação da gestão florestal sustentável.

É dada prioridade às áreas certificadas ou em processo de certificação florestal, sendo que os seus proprietários poderão beneficiar de apoio até 50 hectares por campanha de adubação.
Zona preferencial de actuação do programa melhores eucaliptos
Para proprietários não aderentes à certificação florestal a área máxima apoiada são 25 hectares.

O Programa Limpa e Aduba é plurianual e teve a sua primeira campanha de adubação na primavera de 2019.

Atualmente, decorridas já cinco campanhas de adubação, a área adubada ultrapassa os 70 mil hectares, na qual se contam cerca de 7.650 proprietários em todos o País, existindo uma rede de mais de 100 Parceiros locais.

O funcionamento do PLA assenta em processos simples e sem burocracia.

Eng.º António de Sousa Macedo Coordenador do Programa Limpa e Aduba
António de Sousa Macedo, coordenador do Programa Limpa e Aduba 

Os apoios concedidos não obrigam a qualquer compromisso futuro sobre a compra e venda da madeira.

Inscreva-se através de um parceiro florestal da sua região, ou contacte a Biond através do tlm. 915 678 696 (André Ferreira).

Para mais informações consulte http://www.biond.pt/melhoreucalipto/limpaaduba/

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1991