Sociedade

Professores da Escola D. Dinis manifestaram-se esta manhã

16 jan 2023 10:45

Protesto já tinha tido eco na sexta-feira

professores-da-escola-d-dinis-manifestaram-se-esta-manha
Professores em greve deixam alunos da D. Dinis sem aulas
Ricardo Graça

Um grupo de professores manifestou-se esta manhã à porta da Escola 2.º e 3.º ciclos D. Dinis, em Leiria, exigindo melhores condições para ensinar, fim das quotas que impedem a progressão na carreira e uma diminuição da burocracia.

A paralisação de hoje está a enviar, de novo, os alunos para casa, já que grande parte dos professores está em greve.

Já na sexta-feira, alguns docentes desta escola tinham também feito greve, o que levou ao encerramento do estabelecimento de ensino.

A greve dos professores vai continuar, têm avisado os sindicatos e docentes, que querem ver as suas reivindicações ouvidas e garantem estar em luta por uma melhor escola pública.

No sábado, uma manifestação em Lisboa convocada pelo STOP - Sindicato de Todos os Profissionais da Educação terá juntado cerca de 100 mil professores. 

Além de reivindicações antigas relacionadas com a carreira docente, condições de trabalho e salariais, os protestos estão ainda a ser motivados por algumas das propostas do Governo para a revisão do modelo de recrutamento e colocação de professores, que está a ser negociada com os sindicatos desde Setembro.

Em particular, os sindicatos contestam a possibilidade de incluir outros critérios de selecção, além da graduação profissional, ou de os professores passarem a ser contratados por entidades locais ou pelos próprios directores.

O Ministério da Educação já desmentiu, no entanto, essa informação e, na sexta-feira, admitiu decretar serviços mínimos para a greve dos professores.

Para o STOP, esta ameaça do Governo só vai aumentar ainda mais a contestação dos docentes, refere a Lusa.