Sociedade

"Professores a lutar, também estão a ensinar"

13 jan 2023 10:27

Docentes da escola da Gândara protestaram em frente à escola

"Professor respeitado, aluno motivado". "Professores a luta, também estão a ensina". Estas foram duas das várias frases, entre várias palavras de ordem do grupo de docentes da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, na Gândara dos Olivais, em Leiria, que hoje fizeram greve à primeira hora de aulas e protestaram em frente ao estabelecimento de ensino.

Respeito e justiça são as reivindicações que Catarina Coelho destaca na luta dos professores. Contratada há 20 anos, sem ter conseguido ainda efectivar, a docente lamenta que o Governo não dê importância à Educação, um dos pilares de uma sociedade.

"Temos muita responsabilidade e pouca liberdade. Estamos muito condicionados e muito devido à enorme burocracia, que nos consome demasiada energia e, assim, não é possível ter alunos motivados", constata Catarina Coelho.

O tempo congelado e as quotas instituídas que impedem a progressão na carreira fazem também parte da luta dos professores, acrescentas Carla Pascoal, outra docente que estava presente no protesto.

"Somos um País que acolhe todos os alunos, independentemente da língua ou da sua cultura. Todos os dias chegam à nossa escola alunos estrangeiros e temos de nos adaptar a uma nova realidade e não temos como, com tanta burocracia", refere Catarina Coelho.

Também a escola sede da Escola D. Dinis encerrou portas a meio da manhã, esta sexta-feira.

(Actualizado às 16 horas)