Sociedade

Professora de Leiria lidera associação de portugueses no México

29 mai 2021 12:05

Maria Helena Caseiro é coordenadora do centro de língua portuguesa da Universidad Latina de America (UNLA).

professora-de-leiria-lidera-associacao-de-portugueses-no-mexico
Maria Helena Caseiro da Silva cresceu nos Marrazes
DR

Natural de Leiria, Maria Helena Caseiro é a presidente da recém-criada associação de portugueses no México (Asociación de Portugueses en México AC), país onde reside há cerca de dez anos e é coordenadora do centro de língua portuguesa da Universidad Latina de America (UNLA), em Morelia Michoacan.

Unir a comunidade lusa, “através da criação de um espaço aberto de comunicação e diálogo”, proporcionar aos membros da associação “um convívio mais estreito para partilha da cultura portuguesa” e disponibilizar “meios e condições” para apoiar algum cidadão nacional que se veja em situação de vulnerabilidade são os principais objectivos da nova associação.

Maria Helena Caseiro conta que a ideia de criar a organização, num país onde o número de portugueses ultrapassa “em muito” os três mil registados na embaixada, “já tem alguns anos”.

“As distâncias que separam muitos de nós pareciam um grande obstáculo. (…) Com a situação da pandemia e o confinamento obrigatório verificou-se que estávamos à distância de um clique. Começámos por nos reunir via virtual e partilhar as nossas saudades de Portugal, da gastronomia, das festividades, por exemplo”, conta a docente.

Dessa constatação, resultou a decisão de formalizar a associação, que pretende também promover o ensino do português, com cursos para os jovens luso-descendentes, e dar a conhecer a nossa língua à sociedade mexicana, através de cursos de português para estrangeiros.