Sociedade

Procissão da Rapaziada dá início a celebrações pascais em Óbidos

17 fev 2024 16:13

Manifestação religiosa recorda a espiritualidade de São Francisco de Assis

procissao-da-rapaziada-da-inicio-a-celebracoes-pascais-em-obidos

A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, realiza-se em Óbidos, este domingo, 18 de Fevereiro, a partir das 15 horas, dando início às celebrações da Semana Santa naquela vila medieval.

A tradição desta manifestação religiosa com raízes culturais e humanas, muito rara no País, já vem do tempo em que Óbidos pertencia à Casa das Rainhas, e recorda a espiritualidade de São Francisco de Assis, vivida com intensidade durante séculos na vila.

Organizada pelas paróquias de Santa Maria e São Pedro de Óbidos, Santa Casa da Misericórdia, Comissão da Semana Santa e Município de Óbidos, a procissão parte da Capela de Nossa Senhora de Monserrate (Ordem Terceira), que conta já cerca de seis séculos, segue pelas ruas da vila de Óbidos, até à Igreja da Misericórdia, onde são recordados os ideais defendidos por São Francisco, e retorna depois à Capela de Nossa Senhora de Monserrate.

A Ordem Terceira, recorda uma nota do município, foi criada no século XIII por São Francisco de Assis para pessoas que desejavam viver como religiosos, sem deixarem o seu estado civil. Esta comunidade laica só se instalou na Capela de Nossa Senhora de Monserrate no século XVIII. As nove imagens dos andores foram mandadas fazer em Braga no ano de 1849.