Desporto

Problemas na iluminação impedem transmissão de jogo do AC Marinhense

23 fev 2023 10:00

Estádio Municipal da Marinha Grande aguarda reabilitação

problemas-na-iluminacao-impedem-transmissao-de-jogo-do-ac-marinhense
Estádio Municipal da Marinha Grande tem perto de 30 anos
DR

A partida entre o Atlético Clube Marinhense (ACM) e a União Desportiva da Serra (UDS) realizada no passado domingo, dia 19, era para ter sido antecipada para a sexta-feira, dia 17, à noite. O objectivo era assegurar que o jogo tivesse transmissão televisiva, no entanto, a falta de condições na iluminação do Estádio Municipal da Marinha Grande acabou por o impedir.

O caso foi levado à reunião do executivo camarário na última segunda-feira, pelo vereador da CDU, Orlando Joia. Em resposta, o vereador António Fragoso reconheceu que os problemas do Estádio Municipal não se prendem somente com a iluminação.

“O estádio tem perto de 30 anos e está a precisar de uma grande requalificação, que está a ser planeada, nomeadamente nos interiores, balneários, janelas. Neste momento estamos a tentar angariar orçamentos para a reparação e/ou substituição da iluminação”, começou por explicar o vereador do PS.

De acordo com António Fragoso, após o município ter os orçamentos, será necessário “analisar se se pretende colocar uma iluminação que garanta, por exemplo, jogos internacionais televisionados ou se apenas uma iluminação que garanta a efectivação de jogos à noite. Será necessário analisar bem, porque em termos da substituição daquela iluminação, poderemos estar a falar em meio milhão de euros”.

Também a vice-presidente da autarquia afirmou que a Marinha Grande tem um “estádio desactualizado”. “É um equipamento desportivo que não teve investimento nos últimos anos. Por um lado, temos as questões de iluminação que são impeditivas, porque a estrutura não aguenta determinados tipos de carga. Mas temos também problemas com o próprio edifício, e esta requalificação tem de estar nas nossas prioridades”, salientou Ana Alves Monteiro.

ACM reforça necessidade de investimento

Contactado pelo nosso jornal, o vice-presidente do ACM lamentou a situação e explicou que a antecipação do jogo foi solicitada pelo Canal 11, por forma a ser incluído na programação de sexta-feira.

“Chegámos a acordo com o adversário e o jogo chegou a estar marcado para a sexta-feira. Infelizmente, a iluminação acabou por ‘chumbar’ na vistoria ao estádio, e a transmissão ficou sem efeito”, refere João Mendes, salientando a “importância” das transmissões televisivas, “não só para o clube e para os seus patrocinadores, como para o próprio concelho”.

Nas palavras do dirigente, “é uma evidência que o estádio precisa de investimento, não só na iluminação, como nos balneários, nos camarotes e no próprio relvado. Partilhamos as palavras do município de que é absolutamente necessário este investimento. Para já, e enquanto não houver investimento na iluminação, estará fora de hipótese a transmissão de jogos do ACM à noite”, refere.