Sociedade

Prisão abre loja para vender hortas cultivadas pelos reclusos

22 jun 2017 00:00

Espaço funcionará no bairro prisional de Leiria

prisao-abre-loja-para-vender-hortas-cultivadas-pelos-reclusos-6692
Maria Anabela Silva

Em Outubro último, aquando da reportagem do JORNAL DE LEIRIA sobre a actividade agrícola no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (ex-prisão escola), o director da instituição admitia o sonho de disponibilizar um espaço, aberto à comunidade, onde pudessem ser comercializados produtos hortícolas cultivados pelos reclusos.

O sonho cumpre-se esta quinta-feira, dia 22, com a inauguração da Loja da Quinta, que funcionará numa antiga garagem localizada no Bairro Prisional.

O espaço abrirá três vezes por semana (às segundas e quartas-feiras, das 12 às 16:30 horas, e à sexta-feira, das 10 às 14 horas) e disponibilizará hortícolas apanhadas no dia, a “preços em conta”.

José Rodrigues, adjunto do director do estabelecimento prisional, adianta que o funcionamento da loja será assegurado por um funcionário da cadeia, com o auxílio de um recluso.

Aquele responsável frisa ainda que a abertura da loja não interferirá com a produção de hortícolas que é feita no estabelecimento prisional para o Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria-Fátima no âmbito do projecto Hortas Solidárias, em vigor há cerca de cinco anos e que já permitiu que dos terrenos da prisão tivessem saído mais de 100 toneladas de hortícolas, cultivadas pelos reclusos e distribuídas por instituições sociais da região.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.