Viver

Primeiro festival de cinema de comédia em Portugal arrancou em Pombal com filme ao ar livre

12 ago 2022 11:59

HaHa Art recebeu já mais de 200 candidatos para a parte da competição

primeiro-festival-de-cinema-de-comedia-em-portugal-arrancou-em-pombal-com-filme-ao-ar-livre
O Grande Ditador, um filme sobre a paz possível, num ambiente de conflito e perseguição, abriu festival de cinema
DR
Redacção/Agência Lusa

O HaHa Art vai ser o primeiro festival de cinema de comédia a ser realizado em Portugal e acontecerá em Pombal, até Novembro.

Para esse mês, estão reservadas seis sessões competitivas de 40 filmes, nos dias 18, 19 e 20, no Auditório Municipal e no Teatro-Cine de Pombal.

No final, serão atribuídos os prémios ao melhor filme e realizador internacional e nacional e o Prémio do Público.

O festival começou ontem, quinta-feira à noite, com a exibição de “O grande ditador”, de Charlie Chaplin.

Esta foi a primeira sessão de um ciclo ao ar livre que decorre até Setembro, junto à Biblioteca de Pombal.

O programa contempla idas a lares para recordar comédias portuguesas e oficinas de realização em escolas do ensino secundário. 

O diretor do festival, Carlos Calika, explica que o HaHa Art ocupa uma lacuna.

“Em Portugal há uma série de festivais, alguns temáticos, mas a maioria são generalistas. E a comédia não existe. Em Portugal e também a nível mundial, porque não há muitos festivais que lhe sejam dedicados”.

O festival organizado pelo CineClube de Pombal pretende colocar a cidade no mapa cinematográfico com uma proposta diferente, que procura “dar valor à comédia e apoiar o cinema de comédia nacional”.

Para Carlos Calika “é irónico” que o humor esteja “na origem do cinema, com o Chaplin e o Buster Keaton, dois pilares essenciais da comédia”, mas hoje em dia é “um género subvalorizado”. 

“Os grandes ‘reis’ de bilheteira são as comédias. Mas depois não há um festival dedicado à comédia. Talvez por ser comédia, as coisas não são tão levadas a sério”, equaciona Calika.

Apesar de “ser visto como um género menor”, o também realizador lembra que filmar humor “tem muito que se lhe diga”:

“Não é só a piada fácil, o ‘sketch’, a queda, o ridículo. Há vários tipos de humor e o inteligente é o mais difícil de fazer”. 

Desde que o HaHa Art abriu inscrições, no início de Julho, têm chegado a Pombal muitas formas de comédia para análise. 

“Por incrível que pareça, o feedback tem sido avassalador. Já temos quase 200 filmes de cerca de 30 países”, afiança o director, lamentando, em contrapartida, o baixo número de candidatos nacionais.

A maioria dos filmes inscritos vem de Espanha, Estados Unidos da América e China, mas também há argelinos, islandeses, chilenos, arménios, iranianos, entre outras nacionalidades. 

O resultado, admite Carlos Calika, é uma fase de pré-selecção com “trabalho árduo da equipa” porque, além da quantidade, há diferentes abordagem ao humor:

“Nota-se o reflexo das diferentes sociedades. Há aspectos que supostamente são humor nos países de origem e nós não o entendemos como tal. É uma questão cultural”.