Sociedade

Primeiras eleições para as CCDR realizam-se esta tarde. Isabel Damasceno concorre da região Centro

13 out 2020 13:00

Mais de 2.800 autarcas compõem o colégio eleitoral na região Centro.

primeiras-eleicoes-para-as-ccdr-realizam-se-esta-tarde-isabel-damasceno-concorre-da-regiao-centro
Isabel Damasceno conta com o apoio de PS e PSD, pelo que a eleição está assegurada.
DR

As primeiras eleições indirectas para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) terão lugar esta tarde. Para tal, irão reunir-se todas as assembleias municipais do País, que votarão no futuro presidente destes organismos que, entre outras funções, fazem a gestão regional dos fundos comunitários.

Na região Centro, Isabel Damasceno, antiga presidente da Câmara de Leiria, é a única candidata, tendo, por isso, a eleição assegurada. A candidatura da antiga autarca, que actualmente lidera a CCDR do Centro por nomeação do Governo, conta com o apoio do PS e do PSD.

Em declarações recentes ao JORNAL DE LEIRIA, Isabel Damasceno justificava a decisão de concorrer com “o consenso alargado do colégio eleitoral” em torno do seu projecto. “Houve uma grande pressão para que isso acontecesse, o que fez alterar o meu objectivo inicial, que não era, de todo, o de concorrer. Há um apoio alargado para que possa dar continuidade e consolidar o trabalho desenvolvido durante os últimos anos”, acrescentou a ex-autarca.

Isabel Damasceno está na CCDRC desde 2010, quando assumiu as funções de vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro Mais Centro. Em Janeiro deste ano, na sequência da saída de Ana Abrunhosa para o Governo, onde é ministra da Coesão Territorial, Isabel Damasceno foi nomeada presidente da CCDRC.

Mais de 2800 autarcas forma colégio eleitoral

A escolha presidentes das CCDR será feita através de eleições indirectas por um colégio de autarcas, constituído pelos presidentes das câmaras, vereadores, presidentes e membros das assembleias municipais, incluindo os líderes da juntas de freguesia, da respectiva área geográfica. Na região Centro, o colégio eleitoral é constituído por mais de 2.800 autarcas de 77 municípios e seis distritos (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu). Tal como acontecerá nas outras CCDR, os presidentes de câmara irão também eleger um dos dois vice-presidentes. O segundo continuará a ser nomeado pelo Governo.