Sociedade

Presidente da ANACOM vai a 1 de Julho, verificar ausência de cobertura de rede e de internet em Porto de Mós e São Bento

25 jun 2020 17:00

Mais de uma centena de crianças impedidas de terem aulas por internet

presidente-da-anacom-vai-a-1-de-julho-verificar-ausencia-de-cobertura-de-rede-e-de-internet-em-porto-de-mos-e-sao-bento
João Cadete de Matos
DR
Jacinto Silva Duro

No dia 1 de Julho, o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, estará em Porto de Mós e irá a São Bento verificar em pessoa as queixas da população de que não tem acesso a telecomunicações e internet. 

A situação que se arrasta há décadas, apesar dos constantes apelos dos autarcas e população aos operadores de telecomunicações, impediu, só naquela freguesia, pelo menos uma centena de crianças e jovens de assistirem às aulas online em casa, desde o início da pandemia.

Mas o problema não está circunscrito a São Bento e verifica-se em várias outras localidades e freguesias da zona da serra, que se juntaram à contestação e que promoveram o envio de cartas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pedindo-lhe que não os deixem ficar para trás no ensino, especialmente, no cenário desta pandemia.

A ANACOM é a entidade responsável pela emissão das licenças de operação das empresas de telecomunicações em Portugal, mediante a verificação de pressupostos objectivos de cobertura, que, neste caso, podem estar a ser violados pelos operadores. 

João Cadete de Matos comprometeu-se perante os deputados da Comissão Parlamentar de Economia e após um convite do presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, a ir ao local verificar o que se passa. 

Recorde-se que a Altice, único operador com serviço na zona, sobre este assunto respondeu ao JORNAL DE LEIRIA que “actualmente a freguesia dispõe de uma cobertura de rede 4G muito próxima dos 100%, o que permite viabilizar o acompanhamento das aulas online por parte da comunidade escolar da região”.

Uma situação que moradores, autarcas, visitantes e autoridades dizem não ser verdade. Tiago Rei, presidente da Junta de São Bento afirma que o número real é próximo dos 90% de território sem cobertura.