Sociedade

Presidente da ANACOM compromete-se a ir a Porto de Mós para verificar ausência de cobertura de rede

15 jun 2020 16:47

Só na freguesia de São Bento, há uma centena de crianças a ficar para trás na escola, por não poder aceder aos conteúdos online. Altice assegura que cobertura é de quase 100%, mas autarcas dizem que não é verdade

O presidente do Conselho de Administração da ANACOM, João Cadete de Matos, comprometeu-se a visitar Porto de Mós, de modo a verificar no local a inexistência de cobertura de telemóvel e de internet por banda larga, 3G e 4G, em largas zonas do concelho e, em especial, na maior freguesia local, São Bento.

Esta deficiência está a deixar para trás cerca de uma centena de crianças, impedidas de aceder aos conteúdos escolares online, só naquela freguesia.

O responsável respondeu assim a Bruno Dias, deputado do PCP, que o questionou, na audição da Comissão Parlamentar de Economia, no dia 9 de Junho acerca da ausência de cobertura de internet em vário pontos do País e, em especial, no litoral, dando o exemplo de São Bento, caso que já foi noticiado pelo JORNAL DE LEIRIA.

Meninos de São Bento, Porto de Mós, ficam para trás no acesso à escola online

"A impossibilidade pura e simples de as crianças naquele território poderem ter acesso ao que seria necessário do ponto de vista da formação mais amplo, quer aos novos desafios e exigências no contexto do confinamento, e a impossibilidade de terem acesso à escola através dos meios digitais. A freguesia de São Bento nem tem acesso a rede móvel de voz. Não estamos a falar de 4G, nem de 3G, nem do que for", afirmou Bruno Dias e sublinhou que a cobertura de telecomunicações, a nível geral, está pior e se tem vindo a degradar.

Recorde-se que a Altice, único operador com serviço na zona, respondeu ao JORNAL DE LEIRIA que “actualmente a freguesia dispõe de uma cobertura de rede 4G muito próxima dos 100%, o que permite viabilizar o acompanhamento das aulas online por parte da comunidade escolar da região”.

Uma situação que moradores, autarcas, visitantes e autoridades dizem não ser verdade. Tiago Rei, presidente da Junta de São Bento afirma que o número real é próximo dos 90% de território sem cobertura. 

João Cadete de Matos comunicou a Bruno Dias que iria aceder ao convite de Jorge Vala, presidente da Câmara de Porto de Mós, para visitar o concelho e verificar o que se passa.

A ANACOM é a entidade responsável pela emissão das licenças de operação das empresas de telecomunicações em Portugal, mediante a verificação de pressupostos e objectivos de cobertura, que, neste caso, podem estar a ser violados pelos operadores.

"A existência de grandes partes da população sem acesso a comunicações é, do meu ponto de vista, trágico. Estamos a discutir o 5G quando temos populações do País, que não têm sequer comunicações móveis de 2G", referiu ainda Cadete de Matos.