Sociedade

Presidenciais: Concelho de Leiria com afluência a rondar os 25%

24 jan 2021 13:19

A nível nacional, até às 12 horas, a afluência foi de 17,07%, quando em 2016, à mesma hora, a afluência foi de 15,82%.

presidenciais-concelho-de-leiria-com-afluencia-a-rondar-os-25percent
Na EB 2,3 D. Dinis, as filas têm-se estendido para o exterior da escola, também para que seja assegurado o distanciamento físico
Ricardo Graça

No concelho de Leiria até ao final desta manhã registou-se uma afluência às urnas na ordem dos 25%. Os dados são avançados pelo presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, com base no levantamento da adesão nas freguesias “mais representativas” do concelho. 


Embora a participação seja “ligeiramente inferior ao habitual”, o autarca manifesta-se satisfeito com os níveis de votação, acreditando que, durante a tarde, haverá também “uma boa adesão”. 


Gonçalo Lopes destaca ainda a forma “segura” como está a decorrer a votação. “Há algumas filas, mas sem grandes tempos de espera. Há uma total segurança no processo”, reforça. 


A escola EB 2,3 D. Dinis, em Leiria, foi um dos locais onde, durante a manhã, houve alguma demora. As filas a estenderem-se para o exterior do estabelecimento de ensino e chegaram a atingir mais de 50 metros, havendo quem tenha esperado entre 15 a 20 minutos até depositar o boletim na urna. 


Essa situação deveu-se, por um lado, à afluência às urna , mas também à necessidade de manter o distanciamento físico entre os votantes, devido à pandemia. 


Apesar de alguma demora, a votação na EB 2,3 D. Dinis, que tem dez mesas de voto, está a decorrer sem incidentes. 
Também na escola EB 2,3 de Marrazes, onde há 20 secções de voto, a meio da manhã deste domingo, registava-se uma boa afluência às urnas, mas a votação decorria com normalidade. 


No distrito de Leiria há 413.424 eleitores inscritos nestas eleições presidências. A nível nacional, o número supera os dez milhões: 9.314.947 no continente e regiões autónomas e 1.550.063 no estrangeiro. 

Afluência de 17,07% no País


A afluência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12 horas de hoje, nos 17,07%, segundo dados Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Registada participação ligeiramente acima das últimas presidências, em 2016, quando, à mesma hora, a afluência foi de 15,82%. A afluência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12 horas de hoje, nos 17,07%, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Trata-se de um valor ligeiramente acima do registado nas últimas Presidenciais, realizadas em Janeiro de 2016, quando, à mesma hora, a afluência às urnas foi de 15,82%. As urnas para as eleições presidenciais abriram hoje às 8 horas em Portugal Continental e na Madeira e uma hora depois nos Açores devido à diferença horária, encerrando às 19 horas.