Viver

Prémios para David Fonseca (performance ao vivo) e Nuno Conceição (fotografia)

28 mar 2022 10:58

Iberian Festival Awards 2022 também distinguiram banda editada pela Omnichord

premios-para-david-fonseca-performance-ao-vivo-e-nuno-conceicao-fotografia
A imagem premiada este sábado nos Iberian Festival Awards
Nuno Conceição

Uma fotografia captada durante o Festival Impulso valeu ao fotógrafo Nuno Conceição, de Caldas da Rainha, o prémio nacional para Melhor Foto de Festival, atribuído nos Iberian Festival Awards, no último sábado.

"Sobre o prémio, quero referir que esta fotografia foi feita num festival na minha cidade natal, Caldas da Rainha, uma cidade pequena, a uma hora de Lisboa. Dos nomeados portugueses para este prémio só um era de Lisboa. Isso diz muito sobre o valor da vida cultural longe dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto e mostra que fora dessas cidades existem muitos profissionais de excelência, seja na fotografia seja nos outros campos. Depois de dois anos de pandemia, festivais como o Impulso são essenciais para fazer a arte chegar a todos, porque nós, que não somos das grandes cidades, nós que não vivemos em Lisboa ou no Porto, gostamos das artes e também merecemos o acesso a elas", comentou Nuno Conceição nas redes sociais.

O festival Impulso acontece em Caldas da Rainha e é organizado em parceria com o Município e com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Os Iberian Festival Awards também distinguiram a performance do artista David Fonseca, de Leiria, no Festival N2, vencedor ibérico na categoria Melhor Desempenho Ao Vivo.

Já o colectivo Criatura, cujo disco Bem Bonda, lançado em 2021, tem edição e distribuição da Omnichord, de Leiria, ganhou o Prémio Inatel.