Sociedade

Prémio “Junta-te ao Gervásio” tem seis projectos finalistas do distrito de Leiria

14 jan 2023 08:30

Iniciativas visam inspirar os portugueses a reciclar mais e melhor

premio-junta-te-ao-gervasio-tem-seis-projectos-finalistas-do-distrito-de-leiria
One Piece After Another é um dos finalistas da região

São seis os projectos desenvolvidos pelas comunidades de Marinha Grande, Peniche, Pombal, Alcobaça e Leiria, que estão entre os 45 finalistas da primeira edição do Prémio Junta-te ao Gervásio.

"O seu carácter inovador, bem como o seu impacto económico, social e ambiental, foram alguns dos critérios reconhecidos pelo ISCTE Executive Education, enquanto knowledge partner do prémio", realça a Sociedade Ponto Verde em nota de imprensa.

O projecto One Piece After Another, que incentiva a prática da reciclagem junto da comunidade local, integra o painel de finalistas da categoria Cidadania Social do concurso.

Já a iniciativa Tratamento do Lixo Marinho, desenvolvida pela Ocean Patrol (Peniche), mereceu destaque em Entidades de Proximidade.

As acções desenvolvidas pelas Junta de Freguesia de Abiul, em Pombal - Activos Grisalhos - e de Regueira de Pontes, Leiria- RECICLAR- e também pelas Uniões das Freguesias de Colmeias e Memória, de Leiria - Projecto Atitude Limpa – Freguesia Limpa, e de Alcobaça e Vestiaria - Santos Populares, Plástico Não!- estão ainda entre as melhores do concurso.

"Trata-se de iniciativas na área da Reciclagem de Embalagens e da Economia Circular, que pretendem mostrar o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários", nota a Sociedade Ponto Verde.

Selecionados os 45 projectos que mais se destacaram a nível nacional, cabe agora ao júri eleger os três grandes vencedores de cada categoria e anunciar quem irá receber as menções honrosas, sendo que os resultados serão anunciados no dia 8 de Fevereiro.

O top 3 das categorias Entidades de Proximidade e Cidadania Social será distinguido com prémios pecuniários que perfazem um total de 15 mil euros, destinados a novos projectos ou a dar continuidade aos projectos desenvolvidos neste âmbito e, ainda um conjunto de menções honrosas, informa a Sociedade Ponto Verde.

Já a junta de freguesia vencedora será premiada com uma obra de arte inédita em material reciclado, da autoria da artista Cristina Rodrigues, para instalar na localidade.

Esta primeira edição contou com mais de 170 candidaturas de norte a sul do País, com um maior número de participações nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Leiria e Braga.

O Prémio Junta-te ao Gervásio é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias e do ISCTE Executive Education como knowledge partner.