Sociedade

Prémio de investigação CHL - José Ribeiro Vieira entregue dia 29

21 jun 2023 15:43

Realiza-se ainda conferência com Sandra Neves, vice-directora – Design Research Fellow – do Laboratório de Investigação em Design e Artes

premio-de-investigacao-chl-jose-ribeiro-vieira-entregue-dia-29

O Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai entregar o Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira, no próximo dia 29 de Junho, pelas 12 horas, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

Segue-se a realização da segunda conferência, cuja oradora é Sandra Neves, vice-directora – Design Research Fellow – do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA) do Politécnico de Leiria, que abordará Codesign participativo: uma abordagem de investigação para explorar intervenções em saúde.

Esta é a terceira edição do Prémio que distingue trabalhos de investigação realizados na instituição, e destina-se aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e factor de impacto atribuído e publicamente reconhecido, publicados no ano civil anterior ao que o galardão se refere uma nota de imprensa do CHL.

Depois do anúncio do trabalho vencedor, segue-se a segunda de quatro conferências do ciclo que o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria dinamiza este ano, "protagonizadas por figuras prestigiadas da investigação científica em Portugal, para partilhar a sua experiência e conhecimento".

Doutorada em design relacionada com a saúde, pela Glasgow School of Art, Sandra Neves tem "trabalhado em investigação procurando contribuir com novas formas de bem cuidar com um olhar sobre a qualidade de vida".

"Já trabalhou em contextos de saúde exigentes, como a área da reabilitação após AVC, cuidados de fim de vida em demência e saúde mental. Usa um processo de co-design participativo onde envolve doentes e pessoas com uma condição crónica, para identificar oportunidades de mudança e promoção do bem-estar das pessoas no futuro", lê-se no comunicado.

José Ribeiro Vieira, um homem de causas

José Ribeiro Vieira, falecido em 2012, é Director de Mérito do JORNAL DE LEIRIA. 

Criado em 2018, o Prémio José Ribeiro Vieira "insere-se num programa mais vasto que o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria leva a cabo, e que visa estimular a participação dos profissionais, e em especial dos mais jovens, em projectos e iniciativas de investigação científica", referiu na altura João Morais, coordenador do Centro de Investigação do CHL.
 
Sobre a escolha do nome de José Ribeiro Vieira para baptizar o prémio de investigação, João Morais revelou que, "sendo a primeira vez que o CHL cria um prémio com este objectivo, achamos que o mesmo deveria ser enriquecido atribuindo-lhe o nome de alguém que ao longo da sua vida se distinguiu nos caminhos da cultura e cujo nome está intimamente ligado à cidade e à região em que nos situamos".
 
"Trata-se de homenagear José Ribeiro Vieira, um cidadão de dimensão nacional, um empresário multifacetado, um homem de cultura, que pautou  a sua vida pela dedicação a causas cívicas, que deu um contributo inequívoco para o desenvolvimento da região e que também ele se distinguiu pela excelência. Pareceu-nos uma forma de manter viva a sua lembrança associando-a à comunidade científica nesta área tão importante que é a saúde", sublinhou Alexandra Borges, vogal do CHL.

João Morais reforçou que acredita que "José Ribeiro Vieira, se estivesse ainda junto de nós, iria acompanhar-nos neste propósito de enriquecer Leiria e as suas instituições, neste caso nos domínios do conhecimento científico".