Sociedade

“Praia do Urso” vai ser a nova zona balnear de excelência de Pombal

27 jun 2022 09:58

Processo terá de respeitar muitas condicionantes ambientais

praia-do-urso-vai-ser-a-nova-zona-balnear-de-excelencia-de-pombal
Aposta é tornar “praia do Urso” ainda mais “Dourada”, do que a do Osso da Baleia, se possível
Praia do Osso da Baleia@Mica-Mota - Unsplash
Jacinto Silva Duro

O município de Pombal está a trabalhar na criação de mais uma zona balnear costeira no concelho, que se deverá juntar à Praia do Osso da Baleia, como zona privilegiada de lazer e de atracção turística.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, o espaço visado é um local único, pretendendo-se que seja ainda mais intocado e preservado do que a actual praia do concelho, localizada na freguesia do Carriço, na zona oeste do território.

“O Osso da Baleia é ‘Praia Dourada’ e ‘Acessível’ e nós pretendemos tornar a nova Praia do Urso, situada na zona costeira da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, ainda mais ‘Dourada’, se tal for possível”, afirma Pedro Pimpão.

Neste momento, a autarquia entabulou conversações para a discussão e avaliação do projecto com a Agência Portuguesa do Ambiente, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre outras entidades, no entanto, é previsível que a criação da nova frente de praia ainda demore algum tempo, dada a quantidade de entidades e de pareceres necessários.

“O espaço já é utilizado como praia por alguns veraneantes que conhecem o local e ali se deslocam, no entanto, o acesso é difícil, pelo que um dos nossos objectivos passar por criar melhores acessibilidades para quem ali se quiser deslocar”, explica o edil de Pombal adiantando que este será, pela sua natureza, um “processo lento” que, após alcançar as necessárias autorizações de todas as entidades envolvidas, será candidatado a fundos estruturais da União Europeia, para criação de eventuais infra-estruturas que melhorem a acessibilidade a todos os cidadãos.

O Osso da Baleia, a única praia do concelho, actualmente, recebeu o galardão de “Praia Dourada”, em 1998, devido ao seu valor do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e, acima de tudo, reduzido grau de infra-estruturas existentes no local.

Na nova zona balnear, estas serão, igualmente, as características a explorar e a preservar.

A classificação como “Praia Dourada” permitiu criar um melhor acesso pedonal e um parque de estacionamento em materiais ecológicos, além de passadiços de protecção dunar e da vegetação, em madeira, e acções de requalificação ambiental, respeitando as condicionantes ambientais existentes.