Desporto

Portugal sagra-se campeão do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas em Leiria

20 nov 2022 19:55

Selecção nacional, que conta com seis atletas da região, venceu a final frente a Países Baixos (10-18)

João Jerónimo, leiriense e capitão da selecção nacional, fez a festa em 'casa'
João Jerónimo, leiriense e capitão da selecção nacional, fez a festa em 'casa'
Ricardo Graça
.
.
Ricardo Graça
.
.
Patrícia Carreira Gonçalves

Portugal sagrou-se campeão do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas, após vencer a final frente a Países Baixos (10-18), ao final da tarde deste domingo, no Pavilhão dos Pousos, em Leiria.

A 'Portuguesa' deu o mote de partida ao encontro que começou do lado luso. Iderlino Gomes bisou o marcador, com a formação neerlandesa a guerrear por um empate.

Pertante um pavilhão repleto de adeptos, como pediu, o leiriense e capitão da selecção nacional João Jerónimo fez o terceiro 'tiro' português.

Seguiu-se uma luta renhida pelo título, com Países Baixos a esforçar-se por reverter o marcador e Portugal a reagir para ampliar a diferença vantajosa. 

Ao intervalo o resultado ainda deixava tudo em aberto, com uma diferença de apenas dois golos (7-9).

O arranque da segunda parte traduziu-se na vontade portuguesa de vencer, com uma coesão defensiva notória e remates certeiros. 

A praticamente cinco minutos do final, a formação orientada pelo seleccionador nacional Danilo Ferreira já garantia a liderança firme.

Os últimos segundos de jogo correram ao som de centenas de adeptos que, de pé, já festejavam a vitória e cantavam "campeões".

Com resultado final 10-18, Portugal sagrou-se o vencedor da primeira edição do Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas, competição na vertente 6x6, disputada ao longo dos últimos três dias, nos Pavilhões dos Pousos e do Lis, nas Cortes. Além disso, os portugueses celebram o arranque do processo para levar a modalidade aos Jogos Paralímpicos. 

"Primeiro uma palavra para os meus atletas e staff. Segundo uma palavra para todas as delegações que estiveram nesta competição jogada em Portugal. Depois, um obrigado à Federação de Andebol de Portugal por um excelente evento e à restante organização. Portugal é Campeão do Mundo e Europeu, vale a pena investir nestes atletas e nesta modalidade, vamos continuar a trabalhar com responsabilidade, sabemos que agora estamos num patamar muito alto e temos que continuar a trabalhar arduamente para nos mantermos neste nível. Obrigada a este público fantástico, à minha família e de todos os atletas que abdicam muitas vezes de estar connosco para representar o nosso país. Obrigada Portugal!", afirmou o seleccionador nacional, Danilo Ferreira.

A selecção nacional conta com seis atletas da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD): João Jerónimo, capitão e melhor marcador europeu, Marco Francisco, Nuno Nogueira, João Pedro, Maria Albertina Relvas e Iderlino Gomes. 

Portugal esteve presente em todas as finais europeias de andebol em cadeira de rodas, acrescentando o novo título ao palmarés onde já conta com uma medalha de ouro (2018, Pousos) e três de prata (2015, 2016, 2019).