Economia

Portos de pesca de Peniche e Nazaré recebem investimento superior a 243 mil euros

23 jun 2021 12:21

Docapesca pretende reabilitar as infra-estruturas piscatórias

portos-de-pesca-de-peniche-e-nazare-recebem-investimento-superior-a-243-mil-euros
Docapesca anunciou hoje novos investimentos
Jacinto Silva Duro
Redacção/Agência Lusa

A Docapesca, empresa responsável pela exploração de portos de pesca e lotas e todo o País, está a reabilitar os portos de pesca da Nazaré e de Peniche, no distrito de Leiria, num investimento superior a 243 mil euros que contempla a reparação de várias estruturas.

Foi anunciado, hoje, o lançamento de um concurso público para a instalação de uma central fotovoltaica na Nazaré e a adjudicação da reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo neste porto e no de Peniche.

De acordo com a Docapesca, a instalação da central fotovoltaica para autoconsumo na Nazaré alia duas fontes fornecedoras de energia, UPAC e a rede elétrica existente, sendo composta por 270 painéis de 310Wp.

Em comunicado, a empresa acrescenta que “a estrutura de fixação dos módulos permite a produção de energia renovável e, simultaneamente, o sombreamento de viaturas estacionadas junto do edifício da GNR e For-Mar”.

A execução da empreitada tem um preço-base de 115.000 euros.

Já a reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo das barras dos portos de pesca da Nazaré e Peniche representa um investimento de 43.350 euros e, segundo a Docapesca, contempla um conjunto de intervenções.

Entre as intervenções estão o tratamento de armaduras danificadas e reparação de betão, a pintura de superfícies e a montagem de varandins, escotilhas e portas de acesso ao interior.

As obras inserem-se num investimento total de 243.350 euros que está a ser feito pela empresa para melhorar as condições dos dois portos de pesca.

Em Maio, a Docapesca tinha anunciado que este mês deveria arrancar a reabilitação da lota do Porto da Nazaré, uma empreitada de quase 250 mil euros.