Sociedade
Porto de Mós quer recuperar carvalhal e transformá-lo em laboratório natural
Carvalhal da Valicoca, localizado entre Alqueidão da Serra e Porto de Mós, pode vir a ser regenerado através de uma parceria entre o município e os proprietários

Durante anos, conviveu paredes meias com uma lixeira, que foi desactivada, com o local a ser transformado num parque de merendas e de lazer. Agora, o carvalhal da Valicoca, localizado entre Alqueidão da Serra e Porto de Mós, pode vir a ser transformado num “laboratório natural”. Esse é o objectivo do município, que já encetou contactos com os proprietários, que podem vir a beneficiar dos novos instrumentos de apoio à preservação e manutenção deste tipo de floresta.
“Quem gerir carvalhais vai ter uma compensação anual pelos serviços de ecossistemas que presta. Tem de ser premiado por isso”, defendeu Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas, que, na semana passada, visitou o local, no âmbito de uma reunião de trabalho com a autarquia de Porto de Mós e com a Comunidade Intermunicial da Região de Leiria (CIMRL).
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.