Sociedade

Porto de Mós avança com mais duas áreas de reabilitação urbana

15 out 2023 14:30

Alqueidão da Serra e São Jorge irão também ter ARU, regime que permite atribuir incentivos financeiros e benefícios fiscais à reabilitação urbana.

porto-de-mos-avanca-com-mais-duas-areas-de-reabilitacao-urbana
Alqueidão da Serra
Ricardo Graça

O Município de Porto de Mós vai avançar com duas novas ARU (Área de Reabilitação Urbana), a criar em Alqueidão da Serra e em São Jorge, com um conjunto de benefícios fiscais e de apoios à requalificação de imóveis.

A medida foi avançada na última reunião de câmara, com o presidente da autarquia, Jorge Vala, a revelar que as novas ARU estarão contempladas no orçamento municipal para 2024. “A de Alqueidão da Serra avançará mais rapidamente. A de São Jorge está pendente da publicação do Plano de Salvaguarda”, que espera parecer da Direcção Regional de Cultura, avançou Jorge Vala.

O vereador Rui Marto (PS), que por várias vezes defendeu em reunião de câmara a criação de novas ARU, aplaudiu a medida, sugerindo o seu alargamento também a Alvados. “É um instrumento que pode ajudar a que haja requalificação do património edificado”, disse o socialista.

Em relação ao Plano de Salvaguarda da São Jorge, o presidente da câmara espera que haja condições para publicar o documento "o mais tardar, em Fevereiro de 2024". "É importante que aldeia que tem sido penalizada por impedimentos à requalificação tenha agora alguns incentivos através deste instrumento [ARU]", afirmou Jorge Vala. 

O concelho dispõe já de ARU em Mira de Aire, Porto de Mós e Corredoura.