Sociedade

Porto da Nazaré condicionado por dragagem

3 ago 2023 11:28

Trabalhos prolongam-se por 45 dias

porto-da-nazare-condicionado-por-dragagem

A Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a dragagem do Porto da Nazaré teve início esta semana.

A intervenção, que se irá prolongar por 45 dias, surge no âmbito da “Empreitada de dragagens de manutenção dos portos de pesca do Centro”, refere uma nota da Câmara Municipal da Nazaré, que alerta os proprietários e armadores para a "necessidade de libertação de espaço, onde as operações irão decorrer, de embarcações, boias de sinalização e poitas de amarração".


“Numa primeira etapa, os trabalhos incidirão sobre as áreas mais interiores do porto”, sendo executados pelo batelão “Mareta”, e pela empresa “Inersel – Construções, ”
O Porto da Nazaré enquadra-se na área de jurisdição da autoridade portuária exercida pela Docapesca, que engloba a baia e o espaço terrestre envolvente.

O concurso público para as dragagens de manutenção dos portos da Nazaré e de Peniche, e do cais de São Martinho do Porto (concelho de Alcobaça) foi anunciado em Março de 2022.

O valor da empreitada é superior a quatro milhões de euros e contempla ainda a Ericeira, no concelho de Mafra.

A intervenção insere-se no Plano Nacional de Dragagens, visando, segundo a DGRM, “manter as quotas de serviço nos diferentes portos [três no distrito de Leiria e um no distrito de Lisboa] e as boas condições de segurança marítima”. 

A DGRM explicou na altura, em comunicado, que as dragagens de manutenção irão permitir fazer "uma gestão mais eficiente das operações de dragagem nos canais de acesso e no interior das infra-estruturas portuárias". 

A obra visa "assegurar a navegabilidade e as manobras marítimas nos portos em causa, sempre com as melhores condições de segurança para as embarcações e respectivas tripulações", acrescentou a DGRM. 

A mesma entidade esclareceu ainda que "os sedimentos dragados serão sempre movimentados em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a alimentar as praias adjacentes e a combater a erosão costeira".