Sociedade

População vota pela desagregação em união de freguesias de Pombal

31 out 2022 11:27

Consulta na União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze teve uma adesão de 16%.

populacao-vota-pela-desagregacao-em-uniao-de-freguesias-de-pombal
Albergaria dos Doze registou maior participação (20,6%) entre as três antigas freguesias
DR

A consulta pública à população da União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal, realizada este domingo, deu a vitória ao 'sim' à desagregação.
 
Dos 4.612 eleitores, votaram 751 e destes 509 pronunciaram-se a favor da separação, enquanto 230 manifestaram-se contra a desagregação. Houve ainda sete votos nulos e 5 brancos. 

Nas três antigas freguesias, o 'sim' venceu, com Albergaria dos Doze a registar a menor diferença: 163 votaram pela separação e 124 pela continuidade da união, avança Fernando Neves, presidente da Assembleia de Freguesia (AF).

O autarca destaca ainda a “fraca” adesão das pessoas. “Só votaram 16% dos eleitores. É um número pouco expressivo para um assunto desta importância”, alega, salientando, no entanto, que “há o compromisso” da AF de “respeitar a vontade dos eleitores após ponderados os resultados”. 

Em Setembro último, noutra auscultação popular, a maioria dos votantes escolheu a separação da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.

Se se confirmarem estas duas desagregações, o concelho de Pombal regressa ao mapa das 17 freguesias.