Sociedade

População pede abertura de caminho fechado em Porto de Mós por questões de segurança

18 mar 2024 08:00

Caminho em questão fica localizado entre explorações de pedra na zona da Mendiga e foi mandado encerrar "há cerca de dois anos" pela Direcção-Geral de Energia e Geologia.

populacao-pede-abertura-de-caminho-fechado-em-porto-de-mos-por-questoes-de-seguranca
Moradores de Cabeça Veada criticam também a alternativa criada para retirar camiões do centro da aldeia
DR
Maria Anabela Silva

“Não me peçam para reabrir um caminho fechado pela DGEG [Direcção-Geral de Energia e Geologia] com o ‘carimbo’ de risco. Isso não se discute”. O presidente da Câmara de Porto Mós, Jorge Vala, respondeu assim aos apelos feitos por moradores da freguesia da Mendiga, na última reunião de executivo, realizada no local, para a reabertura de um caminho que dava acesso a vários terrenos, atravessando duas explorações de pedra.

Os habitantes alegam que a alternativa obriga a percorrer distâncias “muito maiores”. “Para benefício de dois ou três capitalistas, prejudicam-se as populações de Arrimal, Bemposta e Valeverde”, acusou José Alberto, um dos queixosos, alegando que, “antes de as empresas de pedra” se instalarem no local, “já o caminho existia” para servir os proprietários de terrenos existente nas imediações.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ