Saúde

População mobilizou-se, esta tarde, pelo pleno funcionamento dos serviços de saúde pública da Marinha Grande

14 abr 2023 18:56

Comissão de utentes organizou hoje o encontro, em frente à Câmara Municipal

populacao-mobilizou-se-esta-tarde-pelo-pleno-funcionamento-dos-servicos-de-saude-publica-da-marinha-grande
Iniciativa decorreu hoje em frente aos Paços do Concelho
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

Luís Guerra Marques, membro da Comissão de Utentes pela Defesa do SAP 24 horas da Marinha Grande, apelava hoje à população, que se mantenha mobilizada. "Todos em conjunto vamos conseguir defender os nossos direitos", considerava o porta-voz, perante o grupo de pessoas que se concentrou ao final da tarde, em frente ao edifício da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A concentração de hoje foi organizada pela Comissão de Utentes, na sequência de uma outra reunião pública, realizada a 30 de Março no Edifício da Resinagem, onde foram debatidos vários temas. A falta de médicos de família no concelho, o Serviço de Atendimento Permanente que se encontra encerrado há seis meses no Centro de Saúde da Marinha Grande e a criação de uma Unidade Local de saúde da região de Leiria foram alguns dos assuntos em análise.

Luís Guerra Marques informou hoje que, depois da reunião de Março, foram enviadas as preocupações da Comissão de Utentes e da população ao ministro da Saúde, ao director do Serviço Nacional de Saúde, à Administração Regional de Saúde do Centro, ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral e à Câmara Municipal da Marinha Grande.

Destas entidades, o único feedback obtido chegou da parte do presidente da Câmara da Marinha Grande, mas não satisfez a Comissão de Utentes, na medida em que notava que estas responsabilidades não pertencem ao município, expôs Luís Guerra Marques.

Nessa medida, a Comissão emitiu hoje uma nova resolução. "Reafirmam a necessidade de que lhe sejam dadas as respostas que coloquem em pleno funcionamento os serviços de saúde pública do concelho; solicitam à Câmara Municipal que desenvolva todas as acções que se mostrem necessárias, para que as exigências feitas pela população na resolução de 30 de Março sejam respondidas, contando para isso, se o entender, com a colaboração da Comissão de Utentes".

E os utentes predispõem-se ainda "para participar e integrar a jornada nacional em defesa saúde pública, agendada para 20 de Maio, juntamente com os profissionais de saúde e em defesa do SNS".

A resolução de hoje será enviada ao ministro da Saúde, ao director do Serviço Nacional de Saúde, à Administração Regional de Saúde do Centro, ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral e à Câmara Municipal da Marinha Grande.